Como alargar calçado

como alargar calçado

Aprenda como alargar o seu calçado!

Não há nada pior do que comprar uns sapatos novos que magoam os pés ou ficam apertados. Só quando andamos as primeiras vezes com eles é que percebemos que se tornam desconfortáveis por estar demasiado justos.

O processo torna-se ainda mais difícil se comprarmos sapatos online. Por isso, vamos ensinar-lhe a alargar calçado e revelar alguns truques caseiros para o fazer sem correr riscos.

Antes de começar, é importante que, no ato da compra, escolha o seu tamanho habitual. Depois, experimente e verifique se o tamanho é o correcto.

É recomendável que compre calçado da parte da tarde, quando os pés já estão um pouco inchados da actividade diária. No caso de a compra ser feita online, confira se há esse tipo de referência na descrição dos sapatos e, caso não haja, pergunte, sem hesitar!

Ao receber os seus sapatos, se se aperceber que o tamanho é muito pequeno, não tente alargá-los logo, o melhor é trocar. Até porque na EscapeShoes a troca é gratuita!

Existem alguns sapatos que, pelo seu material, podem ser mais facilmente alargados em casa. É o caso dos sapatos de pele e dos ténis. Conheça alguns truques que pode adotar ou recorra a profissionais se, ainda assim, tiver receio de estragar o seu par preferido.

Alargar calçado no sapateiro

alargar calçado sapateiro

O primeiro conselho é mesmo ir a um sapateiro. Eles, melhor que ninguém, sabem como alargar calçado sem danificar os modelos. Se não tem um sapateiro perto de si, ou acha que consegue fazê-lo por si mesmo, temos outras soluções para o fazer em casa. Confira:

Como alargar sapatos de pele

Quando se trata de sapatos de pele, é preferível recorrer a alguém especializado. Como este calçado é mais caro, a atenção deve ser redobrada para não destruir a qualidade do mesmo. No entanto, há truques caseiros a que pode recorrer sem danificar os seus sapatos favoritos, como é o caso da utilização de um alargador de sapatos, em madeira ou em plástico, que tem a forma da ponta de sapato, acompanhada de uma vara pequena com acabado arredondado.

Existem formas que se ajustam ao tamanho que quer conseguir e outras com tamanho fixo. Escolha uma que se adapte à forma do seu sapato, para que este não se deforme. Coloque a forma dentro do calçado e deixe-a lá durante dois dias.

A maior vantagem deste truque é que, se não conseguir os resultados esperados da primeira vez, pode repetir! É o método mais lento, mas também o que acarreta menos riscos para o seu calçado.

alargar sapatos pele

Alargar calçado com álcool, água e jornal

alargar sapatos pele jornal

Álcool, água e jornal? Sim, é essa a receita! Para este truque, vai precisar de meio copo de água, várias folhas de papel de jornal e álcool. Simples, não é? Coloque o álcool e a água dentro de um frasco pulverizador. Desta forma, será mais fácil controlar a quantidade pulverizada.

É aconselhável que utilize esta técnica em calçado de pele ou sintético. Caso o calçado seja de um tom claro, utilize outro tipo de papel uma vez que o de jornal pode manchar.

Pulverize o líquido por todo o interior do sapato até que este fique húmido. Depois, faça bolas com as folhas do papel de jornal e use-as para encher o calçado. Uma vez cheio com o papel, deixe que repouse durante toda a noite para ter a certeza que resulta e que teve tempo de assentar.

Na manhã seguinte, retire o papel e calce os sapatos. Tente caminhar um pouco com eles, dentro de casa, para que se adaptem ao seu pé e não corra o risco de o magoarem.

Alargar calçado com hidratação

Outro método que pode utilizar para alargar os seus sapatos de pele é utilizar creme hidratante, amaciador de roupa ou condicionador de cabelo. Aplique o hidratante escolhido no interior do sapato e encha-o com jornal ou calce imediatamente.

O creme irá amaciar a pele e permitir que esta alargue com maior facilidade.

É essencial que teste este método antes, num local não visível do sapato, para descartar a hipótese de o calçado ficar manchado.

Como alargar ténis

Por norma, os ténis são mais maleáveis do que os sapatos de pele e, por isso, mais fáceis de alargar.

Se não estiverem muito apertados, pode, simplesmente, calçar umas meias bem grossas e andar com os ténis por casa até se sentir confortável e sem dores durante algumas horas.

Se isso não for suficiente, pode utilizar os seguintes truques para alargar os seus ténis:

Congelar os ténis

Sim, parece estranho congelar os seus ténis, mas é, efetivamente, uma maneira de os alargar sem danificar. Para este processo, só precisa de ter sacos para congelação, água e um cantinho livre no seu congelador.

Encha os sacos de congelação com água até metade e coloque-os no interior dos seus ténis. Tenha atenção para não forçar e deixe-os ficar à vontade pois a água irá expandir à medida que solidifica.

Coloque os ténis no congelador, durante algumas horas, até a água solidificar por completo e, quando os retirar, espere que a água descongele um pouco antes de remover o saco.

Se ainda não estiverem perfeitos, pode voltar a repetir o processo sem qualquer problema!

alargar tenis gelo

Alargar calçado com o secador de cabelo

Imagine que está com pressa e que precisa mesmo daquele par de ténis novos, mas estão apertados. A pergunta que tem na cabeça, deixe-me adivinhar, é:  “Como posso alargar os meus ténis de forma rápida?”

A resposta está, provavelmente, à distância a que está a sua casa de banho: procure o seu secador de cabelo! Parece tão estranho quanto alargá-las no congelador, mas é um processo bastante simples e rápido. Faça-o em 5 passos:

  1. Calçar umas meias de algodão muito grossas
  2. Calçar os ténis
  3. Ligar o secador na temperatura média
  4. Aquecer cada pé durante cerca de trinta segundos, mantendo sempre o secador em movimento
  5. Só descalce os ténis quando estiverem frios

Dica extra: Vá mexendo os dedos do pé para ajudar a acelerar o processo. Cuidado com o calor para não correr o risco de se queimar a si, aos ténis ou de amolecer a cola.

Estes métodos podem ajudar a sentir-se mais confortável, mas aconselhamos vivamente a só recorrer aos mesmos depois de ter utilizado o calçado algumas vezes porque, regra geral, com alguns dias de uso este adapta-se naturalmente ao seu pé.

Já experimentou algum destes métodos ou conhece outro? Se sim, partilhe connosco deixando um comentário aqui, no blog da EscapeShoes!

 

clique aqui para visitar a nossa loja online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.