Como Desinfetar Calçado

como desinfectar calçado

Que cuidados deve ter com o seu calçado?

Nesta altura, em que o nosso cuidado e a nossa atenção devem ser redobrados, é importante e útil saber como desinfetar calçado. O contexto que estamos a viver neste momento, dada a situação do novo Coronavírus, é algo que desconhecemos, pelo que queremos ajudá-lo a ter os cuidados necessários!

O calçado pode trazer o Novo Corona Virus para a minha casa?

Numa palavra… Sim!

O calçado que levamos para a rua, estando em contacto com o piso, pode trazer para casa o que não queremos, daí a importância de o desinfetar e limpar.

ALERTA: Nunca ande dentro de casa com o calçado que usa na rua!

Se ainda não tem esse hábito, então a primeira coisa a fazer é isso mesmo! Descalce-se SEMPRE antes de entrar em casa, se conseguir o ideal é o calçado ficar à porta de casa assim que chega da rua. Escolha uma zona, ou uma caixa se preferir, e dedique esse espaço apenas aos sapatos usados recentemente. Desta forma, estará a garantir que nada de espalha.

como desinfectar calçado

Enquanto está em casa, use uns chinelos ou umas pantufas, os pés agradecem e a sua saúde também!

chinelos em casa

Como devo desinfectar correctamente o meu calçado?

Passando então para a parte prática, vamos dar-lhe algumas sugestões do que usar e como fazê-lo!

Que produtos utilizar?

O Serviço Nacional de Saúde recomenda utilizar os seguintes produtos para desinfetar:

  • Álcool;
  • Água oxigenada;
  • Lixívia

Mas por favor… pare! Não vá a correr a desinfectar todo o seu calçado!

Antes de começar é muito importante que primeiro teste o produto que num local do calçado que não tem problema se ficar manchado. O calçado é composto por diversos materiais, têxteis, sintéticos e peles tingidas que podem perder as suas caracteristicas ou ficar manchados se aplicar esses produtos.

Pode ainda desinfetar com…

  • Desinfectante de calçado da Sanytol;
  • Agua e sabão neuto.

Aconselhamos, por exemplo, o uso do desinfetante de calçado da Sanytol… Mas mais uma vez alertamos que é muito importante testar num local do calçado que não se importa que fique manchado. Pois tanto pode ter materiais que reagem bem ao Sanytol como ter outros que ficam manchados.

Este produto é feito especificamente para limpar e desinfetar calçado, pelo que é uma boa opção.

sanytol

Desaconselhamos igualmente a lavagem do calçado na máquina de lavar a roupa, uma vez que pode danificar a forma e até as cores dos sapatos!

O mais seguro para não danificar o calçado é mesmo a água com sabão neutro, do tipo azul e branco.

sabao azul e branco

O que ter em atenção?

Antes de mais é importante que faça esta limpeza numa zona de fácil limpeza, como por exemplo uma varanda, terraço ou em último caso na banheira.

Utilize um pano ou uma escova macia, água morna e o produto certo e temos a certeza que os seus sapatos vão ficar como novos e livres de qualquer bactéria indesejada!

No local que escolheu coloque a escova, um pano, o produto que escolheu e dois alguidares grandes (um com agua e detergente e outro com água limpa para passar o calçado por água no final). Tenha tudo à mão para não precisar de sair desse local até terminar esta tarefa.

Ao limpar o seu calçado, dê prioridade à base e à sola, mas não se esqueça igualmente de todo o resto do calçado, é importante sermos rigorosos!

Depois de lavado, passe por agua abundantemente até sair todo o detergente usado e de seguida pendure no estendal e deixe a secar… nunca seque o calçado na máquina de secar. Se o fizer o calçado ficará deformado ou irá descolar.

Depois de lavar o seu calçado, lave e desinfete igualmente a zona onde os costuma deixar quando chega! Desta forma, garante que não há vestígios de nada do que possa ter vindo da rua.

Ao concluir a limpeza do calçado e da zona onde fez esta limpeza, lave muito bem as mãos e troque de roupa.

lavar as maos

Sugerimos ainda que veja o seguinte vídeo. Com ele pode ter outra ideia de como desinfetar calçado!

Agora que sabe como desinfetar calçado e a melhor forma de o fazer, não corra riscos desnecessários! O novo Coronavírus apanhou-nos desprevenidos, mas vamos contrariar esse aspeto e ter todos os cuidados necessários e aconselhados! Lave bem as mãos, e também o seu calçado!

Para se proteger e não correr riscos #fiqueemcasa faça todas as suas comprar em lojas online Na EscapeShoes tem uma ampla oferta de calçado de todas as marcas e a compra é 100% segura e sem riscos.

clique aqui para comprar o seu calçado online

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.