All Star

all star

Neste artigo vamos falar-lhe sobre os icónicos All Stars. Apesar de muitos pensarem que All Star é a marca destas icónicas sapatilhas, na realidade, é a Converse a criadora deste ténis que já tem modelos centenários! Vale a pena conhecer a História dos All Star e perceber por que são considerados uma das melhores marcas de sapatilhas de sempre.

 

Uma história com dois séculos

A Converse nasceu em 1908 em Massachussets. O seu berço foi a fábrica de calçado Rubber Show Company na cidade de Maldens, e o seu pai foi Marquis Mills. Foi com a ideia de se lançar no mundo do desporto, principalmente no do basquetebol, que Mills criou o primeiro modelo All Star. E foi este modelo que levou Chuck Taylor, enquanto basquetebolista, a apaixonar-se pela marca a tornar-se seu embaixador, fazendo com que o modelo chegasse a vários pontos do mundo do basquetebol.

Converse 1917

Chuck Taylor

Do desporto para as artes

Na década de 60, as sapatilhas All Star saltam do mundo do desporto directamente para o meio das ruas, onde começam a ser usados por jovens e grupos sociais em luta pelos seus direitos civis. Chegaram mesmo a atingir as luzes da ribalta, com grandes estrelas do cinema como Elvis Presley ou James Dean a usarem estas sapatilhas. Nos anos 70, o movimento Punk estabelece-os como um símbolo de rebeldia e de contra-cultura. Quem calçava uns All Star era quem afirmava estar à margem dos padrões tradicionais da sociedade. No entanto, a sua popularidade registou um declínio na década de 80 uma vez que, nesta época, estavam na moda os modelos que primavam pelo exagero e, por isso, uns simples All Star não se destacavam.

O movimento Grunge e o início de uma nova era

Na década de 90 surge o movimento Grunge, e com ele este modelo volta a ganhar vida enquanto preferido das estrelas da altura. A ideia era ter um calçado que combinasse com o visual descuidado típico do movimento. Entre os impulsionadores desta nova vida destaca-se o lendário Kurt Cobain.

Kurt Cobain

Contudo, no início do novo milénio a Converse declara falência, sendo pouco depois, em 2003, comprada pela Nike. Foi assim que ganhou uma nova roupagem e se adaptou às tendências sempre em mudança do mundo da moda.

A evolução dos All Star

Originalmente, as sapatilhas All Star foram feitas com lona e dois tipos de borracha vulcanizada, com o intuito de proteger os tornozelos dos desportistas. Com a colaboração e sugestão de Chuck Taylor, foi-lhe acrescentado um reforço de lona na parte de trás do tornozelo, passando também a incluir a sua assinatura do tornozelo.

Em 1957 surge o modelo Oxford, feito com os mesmos materiais, mas com um design de cano baixo, tal como um sapato. Até à década de 60, as únicas cores disponíveis eram o branco e o preto. Mas, a pedido de várias equipas de basquetebol, foram feitas sete novas cores para combinar com os seus equipamentos.

Chuck Taylor Oxford 1960

 

Nos anos 90 surgiram novos padrões e desenhos na lona das sapatilhas. Quem não se lembra do famoso modelo com a bandeira americana?

Vintage All Star American Flag

O toque da Nike

Com a compra por parte da Nike, para além da habitual lona, começaram a usar-se outros materiais (como a pele) e também se aplicaram elementos como pérolas ou lantejoulas.

Apesar de os materiais originais nunca terem sido alterados (a lona e borracha), a maior alteração foi feita em 2015. Nesta altura, apesar de haver poucas alterações por fora, foi o seu interior que mais se modificou. Foi adicionada uma palmilha Lunarlon, tecnologia já usada pela Nike em modelos de corrida e de basquetebol, para um maior amortecimento e suporte do pé.

Adicionou-se também camurça micro perfurada ao forro, a lingueta passou a ser acolchoada, o tornozelo foi reforçado e a lona é agora de um material mais resistente. Por fora, apenas os ilhós passaram a ser mate da cor dos ténis, em alguns modelos, o logótipo passou a ser bordado ao invés de estampado e a sola ficou ligeiramente mais alta. Tudo isto para que durem mais e sejam cada vez mais confortáveis.

Aproveitamos este post para partilhar consigo um video da história da Converse All Star:

 

 

Como combinar as sapatilhas All Star

Este modelo já passou pelo mundo do desporto, esteve associado a importantes concertações sociais e saltou para o mundo do cinema, da música e das artes de rua. Com o revivalismo dos anos 90, passaram a ser a imagem de um estilo de vida. Conheça as nossas sugestões sobre como pode combinar as suas sapatilhas All Star, com os mais diversos estilos.

 

Looks para todos os gostos

Para o dia-a-dia, quando normalmente preferimos roupas práticas e simples, as calças de ganga são, quase sempre, a escolha óbvia nas suas mais variadas versões (calças rasgadas, calções, etc). O grande benefício da ganga é que, basta juntar um blazer e um acessório mais requintado para passar rapidamente a um look um pouco mais formal. Porque não conjugar este estilo com uns Converse All Star vermelhos?

sapatillas All Star vermelhos

E quem diz que sapatilhas não combinam com saias e vestidos? Se forem as sapatilhas All Star pretas, ficam lindamente! Opte por um vestido preto, curto ou comprido, por roupa de pele, uma saia fluída pela canela ou mesmo uma mini saia e conjugue com os novos All Star de pele para um look mais requintado, ou os pretos metalizados para um estilo de festa.

sapatilhas All Star pretos

 

São poucas as sapatilhas que satisfazem de igual forma a homens e mulheres e em que os modelos unisexo agradam verdadeiramente a ambos. Para os adeptos dos All Star masculinos, o intemporal modelo branco pode ser combinado com imensas opções de visuais. Sugerimos a conjugação com umas calças de sarja e uma camisa por cima de uma t-shirt, para um estilo mais casual. Se juntar um blazer, combine com umas sapatilhas All Star azul-marinho e umas calças de ganga, para garantir um look mais formal e estar sempre pronto para qualquer ocasião.

All Star looks masculinos

São muitos os fãs destes modelos, que já esgotaram inúmeras edições limitadas e que continuam a deixar-se encantar pela sua simplicidade que é perfeitamente adaptável a qualquer estilo e ocasião. A sua versatilidade agrada hoje a rebeldes e conservadores e continua a ser uma das principais marcas de sapatilhas no mundo do calçado.

All Star em Portugal

A Converse já nos acompanha há algum tempo e foi nos anos 90 que teve o seu auge em Portugal. Apesar do seu declínio, foi com o revivalismo dos anos 90 que regressaram aos pés do público. É raro encontrar quem não tenha uns clássicos Converse All Star Chuck Taylor. E, apesar de tantas opções, os favoritos continuam a ser os All Star brancos, pretos e os vermelhos.

All Star Oxford

 

Mas há mais vida para além das versões clássicas e pode optar por outras mais modernas para variar o seu closet de calçado e entrar nas tendências. Uma das mais notáveis é a das plataformas e a marca adaptou-se rapidamente. Já pode andar nas alturas com requinte com uns All Star em pele preta, ou preferir a tradicional lona mas em cores mais vivas como os rosa ou os amarelo.

all star plataforma

 

E se não gostar da lona tradicional, tem outras opções lindíssimas e super originais. Como este modelo dourado, repleto de pormenores a condizer com o design apurado e elegante. Se preferir desfilar com algum brilho nos pés e enquadrar-se nessa que é uma grande tendência desta (e das próximas) estação, opte pelos modelos metalizados, pretos e dourados ou brancos e prateados. Difícil é escolher só um modelo.

all star original

O que o futuro nos reserva

A preocupação com o nosso planeta e a luta contra a destruição dos recursos naturais é crescente. Já muitas marcas apostaram em modelos amigos do ambiente e a Converse não é excepção. A marca continuará a apostar em modelos originais e amigas do ambiente, feitas a partir de materiais reciclados, como o plástico. Fiquem atentos às novidades!

Converse Renew Cotton Chuck Taylor 2020

 

Conheça todos os modelos que temos disponíveis da Converse na nossa loja online da EscapeShoes e compre os seus All Star em Portugal!

clique aqui para comprar All Star

3 thoughts on “All Star

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.