All Star

all star

No post de hoje vamos falar-lhe sobre o modelo All Star. Apesar de muitos pensarem que All Star é a marca destas icónicas sapatilhas, na realidade, a Converse é a criadora deste modelo. Mas claro que a história não se resume a uma simples confusão, há muito mais a explorar. Por isso, venha connosco descobrir um pouco mais sobre o modelo icónico de uma das melhores marcas de sapatilhas de sempre!

Uma história com dois séculos

A Converse nasceu em 1908 em Massachussets, o seu berço foi a fábrica de calçado Rubber Show Company na cidade de Maldens, e o seu pai foi Marquis Mills. Foi com a ideia de se lançar no mundo do desporto, principalmente no do basquetebol, que Mills criou o primeiro modelo All Star.

Converse 1917

E foi este modelo que levou Chuck Taylor, um basquetebolista, a apaixonar-se pela marca. Chegou até a tornar-se o seu maior embaixador, fazendo com que o modelo chegasse a vários pontos do mundo do basquetebol.

Chuck Taylor

Do desporto para as artes

Na década de 60, as sapatihas All Star saltam do mundo do desporto directamente para o meio das ruas, onde começam a ser usados por jovens e grupos sociais em luta pelos seus direitos civis. Chegou mesmo a atingir as luzes da ribalta, com grandes estrelas do cinema como Elvis Presley ou James Dean a usarem estas sapatilhas. E, nos anos 70, o movimento Punk estabelece-os como um símbolo de rebeldia e da contra-cultura, daquilo que estava à margem dos padrões tradicionais da sociedade. No entanto, na década de 80 assistiu-se a um declínio, pois numa era em que o exagero era rei, os simples All Star não se destacavam.

O movimento Grunge e o início de uma nova era

Na década de 90 surge o movimento Grunge, e com ele este modelo volta a ganhar vida como sendo o preferido das estrelas da altura. A ideia era ter um calçado que combinasse com o visual descuidado típico do movimento. Entre os impulsionadores desta nova vida destaca-se o lendário Kurt Cobain.

Kurt Cobain

Contudo, no início do novo milénio a Converse declara falência, sendo pouco depois, em 2003, comprada pela Nike. Foi assim que ganhou uma nova roupagem e se adaptou às tendências sempre em mudança do mundo da moda.

A evolução dos All Star

Originalmente, as sapatilhas All Star foram feitas com lona e dois tipos de borracha vulcanizada, com o intuito de proteger os tornozelos dos desportistas. Com a colaboração e sugestão de Chuck Taylor, foi-lhe acrescentado um reforço de lona na parte de trás do tornozelo, passando também a incluir a sua assinatura do tornozelo.

Em 1957 surge o modelo Oxford, feito com os mesmos materiais, mas com um design de cano baixo, tal como um sapato.

Chuck Taylor Oxford 1960

Até à década de 60, as únicas cores disponíveis eram o branco e o preto. Mas, a pedido de várias equipas de basquetebol, foram feitas sete novas cores para combinar com os seus equipamentos.

Nos anos 90 surgiram novos padrões e desenhos na lona das sapatilhas. Quem não se lembra do famoso modelo com a bandeira americana?

Vintage All Star American Flag

O toque da Nike

Com a compra por parte da Nike, para além da habitual lona começaram a usar-se outros materiais como a pele e também se aplicaram elementos como pérolas ou lantejoulas.

Apesar de os materiais originais nunca terem sido alterados, a lona e a borracha bateram o pé e não saíram, a maior alteração foi feita em 2015. Nesta altura, apesar de haver poucas alterações por fora, foi o seu interior que mais se modificou. Para tal, foi adicionada uma palmilha Lunarlon, tecnologia já usada pela Nike em modelos de corrida e de basquetebol, para um maior amortecimento e suporte do pé. Adicionou-se também camurça micro perfurada ao forro, a lingueta passou a ser acolchoada, o tornozelo foi reforçado e a lona é agora de um material mais resistente. Por fora, apenas os ilhós passaram a ser mate da cor dos ténis, em alguns modelos, o logótipo passou a ser bordado ao invés de estampado e a sola ficou ligeiramente mais alta. Tudo isto para que durem mais e sejam cada vez mais confortáveis.

Como combinar as sapatilhas All Star

Este modelo já passou pelo mundo do desporto, esteve associado a importantes concertações sociais e saltou para o mundo do cinema, da música e das artes de rua. Com o revivalismo dos anos 90, passaram a ser a imagem de um estilo de vida, não são eles que nos tornam especiais, somos nós que os tornamos especiais ao usá-los.

Agora venha connosco ver algumas opções de visuais com que pode combinar as suas sapatilhas All Star!

Looks para todos os gostos

Para o dia-a-dia preferimos roupas práticas e simples, e as calças de ganga são sempre uma excelente opção. Claro que umas calças rasgadas ou uns leves calções também são uma excelente ideia, e basta juntar um blazer para um look um pouco mais formal. Tudo isto com uns simples Converse All Star vermelhos.

Tenis All Star vermelhos

E quem diz que sapatilhas não combinam com saias e vestidos? Combinam sim, se forem as sapatilhas All Star pretas, ficam lindamente! Por exemplo, ficam muito bem com um vestido preto, curto ou comprido. E também com roupa de pele, uma saia fluída pela canela ou mesmo uma mini saia.

Tenis All Star pretos

Claro que não são só as mulheres que são fãs destas sapatilhas! Para os grandes fãs homens, o modelo branco intemporal pode ser combinado com imensas opções de visuais. Por exemplo, com umas calças de sarja e uma camisa por cima de uma t-shirt, para um visual mais casual. E ainda, se juntar um blazer fica sempre com outro toque. E se combinar umas sapatilhas All Star azul-marinho com umas calças de ganga, com certeza irá chamar a atenção.

All Star looks masculinos

Como se pode ver, o amor por este simples modelo é enorme! Talvez precisamente pela sua simplicidade. São perfeitamente adaptáveis a qualquer estilo e ocasião, são intemporais e conservadores enquanto são ao mesmo tempo rebeldes.

All Star em Portugal

A Converse já nos acompanha há algum tempo e foi nos anos 90 que teve o seu auge em Portugal. Apesar do seu declínio, foi com o recente revivalismo dos anos 90 que regressaram aos pés do público. É realmente raro encontrar quem não tenha uns Converse All Star Chuck Taylor. E, apesar de tantas opções, os favoritos continuam a ser os All Star brancos, pretos e os vermelhos, que têm apenas uns anos a menos que os anteriores.

All Star Oxford

Com o aumento da procura, aumenta também a oferta, mas a melhor opção para comprar All Star em Portugal a um preço acessível e com o menor incómodo é através de um clique. Pois é! Basta um clique no nosso site EscapeShoes e encontra uma variedade sem fim de modelos e cores de All Star que pode comprar online!

Além das versões clássicas, pode optar por versões mais modernas como por exemplo de cunha. Já imaginou andar nas alturas com uns All Star prateados? E em rosa claro? Ou o rosa escuro, são lindos, não são?

Tenis Converse Lift cunha

E se não gostar da lona, não faz mal! Tem outras opções lindíssimas e super originais. Como este modelo em lona perfurada azul-bebé. Ou, então uns All Star brancos em crochet? E a mais recente novidade para as meninas mais alternativas: uns All Star de pele branca com tachas metálicas douradas. Que máximo!

tenis chuck taylor

O que o futuro nos reserva

Pois é! 2020 está já ao virar da esquina e as novidades também, mas, infelizmente, ainda não conseguimos prever o futuro. Contudo, a preocupação com o nosso planeta e a luta contra a destruição dos recursos naturais é crescente e já muitas marcas apostaram em modelos amigos do ambiente. Como a Converse não é excepção, para o próximo ano iremos receber novidades super originais, lindíssimas e amigas do ambiente, feitas a partir de materiais reciclados, como o plástico. Por isso, fiquem atentos porque as novidades chegam rápido!

Converse Renew Cotton Chuck Taylor 2020

E, como a vida é curta e deve ser aproveitada ao máximo, dê um pulinho à nossa loja de calçado online EscapeShoes e compre os seus All Star em Portugal!

clique aqui para comprar all star

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *