Birkenstock – Materiais e funções das suas solas ortopédicas

Birkenstock – Materiais e funções das suas solas ortopédicas

Esta marca alemã é mundialmente conhecida pelo seu fabrico de calçado ortopédico. Poderá encontrá-lo à venda até nas farmácias. Porém, sabe exactamente quais são os materiais que utiliza para a base de todos os seus modelos? Hoje no post da EscapeShoes, explicamos-lhe isto e também a função que cada um dos seus componentes tem. Irá ver que são estrategicamente pensados para dar aos seus pés um cuidado especial. Só tem de clicar para saber mais!

Já alguma vez calçou um modelo ortopédico da Birkenstock? Tem alguma ideia do que escondem por dentro? Todas e cada uma das camadas que os compõem são de um material específico com um objectivo concreto. E é precisamente isto que lhe explicamos neste post!

Materiais da sola ortopédica da marca Birkenstock

Para ficar com uma ideia do conforto das solas ortopédicas das Birkenstock, tenha em consideração que a própria marca apelidou a sua sola de footbed (cama para os pés, em tradução livre).

À primeira vista, o que consegue observar quando tem, por exemplo, umas sandálias Birkenstock nas suas mãos? A grande maioria dos modelos tem a superfície coberta de uma camurça castanha, que é realmente suave em contacto com a planta dos seus pés.

Agora, ponha as sandálias à altura dos seus olhos e irá ver pelo canto a camada de cortiça e látex naturais. Este material é designado pela marca por Cork-Latex.

birkenstock

Nesta mesma posição, ou se as colocar viradas para baixo, poderá ver, também, a espuma EVA que estará em contacto directo com o pavimento. É incrível a sua flexibilidade, resistência e leveza!

Mas, se pensa que estas totalizavam as camadas das quais falámos, está enganado! Continue a ler, porque ainda há mais! As Birkenstock têm um total de cinco camadas principais, indicadas abaixo:

  1.        Coberta de camurça aveludada.
  2.        Camada superior de juta.
  3.        Camada central de Cork-Latex.
  4.        Camada inferior de juta.
  5.        Sola de espuma EVA.

Alguns modelos, sobretudo os mais recentes, incluem também uma peça, almofadada e porosa, entre a camada superior de juta e a camurça. Para que possa entender melhor o que acabámos de explicar, parece-nos útil que veja a entressola seccionada.

birkenstock

Sabe o que é exactamente a juta? Trata-se de um material semelhante ao linho e ao cânhamo. As suas fibras obtêm-se através do caule de uma planta tropical com o mesmo nome. Como pode ver, a sua cor natural é bege ou amarelo torrado e é utilizada com frequência para fabricar cordas, sacos e tecidos. Uma das suas grandes vantagens é que é biodegradável.

Função da sola ortopédica Birkenstock 

E deverá estar a perguntar-se: porque é que a Birkenstock inclui duas camadas deste material no seu calçado? A que se encontra por baixo da peça de Cork-Latex é ligeiramente mais fina e oferece estabilidade no seu caminhar. Por outro lado, a da parte superior é um pouco mais espessa e encarrega-se de absorver a humidade dos seus pés. Fantástico, não é?

Agora, imagine: ambas protegem uma camada anatómica e incrivelmente flexível de cortiça e látex. É muito durável e caracteriza-se pela sua elasticidade, amortecimento e resistência ao frio e ao calor. A parte superior apresenta umas curvas que se adaptam à planta dos seus pés. A seguir, em cada uma das imagens, assinalo a área a que me refiro passo a passo:

birkenstock

À volta de toda a palmilha, irá ver que existe um rebordo elevado, que protege, tanto os dedos, como o calcanhar e as laterais do pé. Além disso, tem um relevo por baixo dos dedos, que adere aos movimentos do pé e lhe dá um apoio especial.

birkenstock

Se nos focarmos no arco que se forma no centro do pé, irá reparar de que a ajuda a manter um apoio adequado para que se sinta confortável ao caminhar. Os seus calcanhares estarão bem aconchegados com a profundidade que o calçado Birkenstock apresenta nesta zona concreta.

Em conjunto, todo este mundo de tecnologias fortalece os seus pés e os músculos das suas pernas. Como consequência, também melhora a sua circulação sanguínea e garante um grande bem-estar para os seus pés e para o seu corpo.

Com a leitura deste artigo, fica a saber qual será a base para os seus pés quando estiver a andar com as suas Birkenstock. Ainda não tem as suas? Pois, já sabe que na EscapeShoes pode fazer a sua compra online! Escolha as sandálias ou as socas que mais gosta, entre a grande variedade de modelos e cores que temos para lhe oferecer.

clique aqui para escolher as suas Birkenstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.