Calçado para Peregrinação

Prepare-se para a aventura!

Hoje no blog da EscapeShoes, falamos do calçado mais apropriado para peregrinação, por exemplo a Fátima, ou até a Santiago de Compostela. Pois nem todos os sapatos servem para este tipo de caminhada! Continue a ler e prepare-se para andar!

Como se preparar

Uma peregrinação exige um grande esforço físico, e ir bem preparado é crucial. Não só para chegar ao fim, mas também para voltar são e salvo. Para tal, é necessário que tome algumas precauções antes e durante a sua peregrinação.

Antes de tudo, deve preparar-se fisicamente com antecedência, ou seja, consultar o seu médico para um check-up de saúde. Depois, deve fazer caminhadas diárias, indo cada dia um pouco mais longe, testando e criando as suas defesas.

Itinerário

Escolha bem o seu itinerário, consulte o site oficial do Santuário de Fátima  ou o da Associação Espaço Jacobeus para obter informações acerca dos postos de assistência ao peregrino de Fátima ou de Santiago de Compostela, respectivamente.

Refeições

Escolha onde irá fazer as suas refeições, que devem ser frequentes de forma a evitar o risco de hipoglicemia (queda nos valores de açúcar no sangue). Não faça uma refeição farta, faça antes refeições leves que não pesem no estômago para não se sentir mal.

Hidratação

Uma das coisas mais importantes, se não mesmo a mais importante, é beber muita água. Uma tarefa destas vai exigir muito do seu organismo e irá perder muita água, por isso, beba o máximo de água possível para repor os níveis e não correr o risco de desidratação. O ideal é que beba pelo menos um litro e meio de água por dia, que deve estar à temperatura ambiente para não correr o risco de choque de temperatura e deve afastar-se de bebidas com açúcar, como os refrigerantes, por exemplo.

Descanse

Muito importante! Não se esqueça de descansar! O aconselhado é que descanse pelo menos durante uma hora no período da manhã e duas horas a seguir ao almoço para que faça bem a digestão e evite, assim, as horas de maior calor. Não se esqueça de usar roupa leve e larga, de preferência de algodão e previna-se com um impermeável, caso chova, e um agasalho para a noite.

E em relação ao que deve calçar, venha connosco que vamos dar-lhe as melhores dicas sobre como manter os seus pés o mais confortáveis possível durante o caminho.

Datas importantes

Como todos os bons peregrinos, convém saber as datas de peregrinação para se poder preparar com antecedência. As datas mais importantes das celebrações de Fátima são a 13 de Maio e a 13 de Outubro. Ou, se for um peregrino do Caminho de Santiago, tem várias peregrinações ao longo do ano, geralmente havendo uma por mês, basta consultar o site da Associação Espaço Jacobeus pode encontrar a indicação das datas de peregrinação.

Qual o melhor calçado para peregrinação?

O melhor é escolher calçado confortável para caminhadas longas que se adeque às características da viagem, é aconselhado que leve calçado que já tenha utilizado várias vezes, não convém que calce um par novo quando vai iniciar a peregrinação para não correr o risco de magoar os pés. E também deve levar consigo um par extra para que possa alternar todos os dias entre os dois pares. Contudo, caso pense em adquirir um par novo, o recomendável é comprar com antecedência e usá-lo antes da viagem para que o possa adaptar bem aos seus pés. Aqui tem mais alguns pontos a ter em atenção:

  • Durabilidade
  • Resistência
  • Impermeabilidade
  • Aderência
  • Leveza

Agora que conhecemos os factores mais importantes a ter em conta no calçado para caminhadas longas, vamos ver alguns modelos adequados para andar dependendo do clima. O calçado mais aconselhável para caminhadas longas é da marca Merrell. Porquê da Merrell? Porque tem sempre modelos que combinam a funcionalidade e a comodidade na perfeição!

Calçado para peregrinação em dias de chuva

Se vai fazer uma viagem numa época fria e chuvosa, o melhor é calçado impermeável, respirável e aderente. É imprescindível para a sua saúde e para garantir a durabilidade do seu calçado! Se houver previsão de chuva, não arrisque e utilize calçado resistente à água. Para além disso, muitos aconselham levar calças que cubram a entrada da bota ou sapatilha, pois assim a água não entra por cima. Por exemplo, as botas Merrell Anvic Pace para homem ou as botas de mulher Alpine Casual, que pode ver abaixo são à prova de água.

botas merrell peregrinacao

Sapatilhas confortáveis para caminhar

No entanto, se pelo contrário irá caminhar ao sol com poucas possibilidades de chuva, é preferível optar por umas sapatilhas confortáveis para caminhar, como por exemplo os dois modelos abaixo.

tenis merrell para caminhada

Estes modelos Merrell Waterpro Maipo, em vermelho para homem e preto para mulher, são ténis muito confortáveis para longas caminhadas e não só, são também leves, respiráveis e antiderrapantes, para que possa ter um óptimo andar!

O mais importante é que se sinta bem com o seu calçado, pois vão passar muito tempo juntos durante a sua rota de peregrinação. Portanto, leve o seu tempo a escolher, porque não há pressa!

Nós na EscapeShoes, esperamos que a sua próxima peregrinação seja emocionante e inesquecível! Por isso, se ainda não escolheu o seu par ideal, visite a loja online da EscapeShoes e encontre as botas ou os ténis mais confortáveis para a sua longa caminhada. De certeza que encontrará os seus companheiros de viagem perfeitos!

clique aqui para visitar a nossa loja online

One thought on “Calçado para Peregrinação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *