O que é Gore-Tex? Para que serve?

O que é Gore-Tex? Para que serve?

Já ouviu este nome dezenas de vezes e não sabe o que é? Hoje é o dia!

Gore-Tex é uma marca, mas não de calçado… A Gore-Tex fabrica, além de outras coisas, membranas que os fabricantes de grandes marcas como a Timberland e Merrell, utilizam para os seus ténis e sapatilhas impermeáveis, mas ao mesmo tempo respiráveis. Esta membrana não é mais do que um tecido com 9 milhões de poros microscópicos, 20 mil vezes mais pequenos que uma gota de água, o que faz com que esta não entre. Ao mesmo tempo estes poros são 700 vezes maiores que o vapor, permite que a transpiração provocada pelo nosso corpo saia sem impedimento algum.

goretex-textil

É normal que, se os ténis com que se apaixonou e quer muito, muito comprar, e têm Gore-Tex, sejam mais caros que uns que não o têm. Isto porque? Porque a Gore-Tex compromete-se em garantir que nenhum líquido do exterior vai entrar em contacto com os seus pés e ao mesmo tempo os seus pés vão continuar a respirar. Na realidade este é o único e grande foco desta marca e se isso falhar a Gore-Tex deixa de ser uma referencia no mercado. Por ser uma referência, a Timberland e a Merrell têm custos maiores do que se eles próprios produzissem esta membrana… que por acaso até produzem, algo muito parecido que lhe atribuem a designação Splash Blaster e M-Select Dry.

No entanto é muito importante referir duas fragilidades deste tipo de membrana. A primeira é que a sua resistência é limitada, pois se por algum motivo se rasgar devido a um uso muito agressivo, ou se for furado por um prego, vai ser o suficiente para entrar água nessa zona e quando entrar, vai ser difícil sair, só descalçando as sapatilhas. A segunda é que as ilhoses onde passam os atacadores, como devem calcular, não é possível ser revestida com esta membrana e se a água chegar a essa zona dos ténis, vai entrar para dentro.

Aproveito para vos recomendar alguns modelos com esta tecnologia como os Timberland Corliss Pewter para senhora e os Timberland Tilton Brown.

goretex

Falando da minha experiencia pessoal, há uns tempos fomos convidados pela Timberland para fazer umas actividades no exterior. Estávamos numa serra, muito fria e húmida. O trajecto escolhido era virgem, já há muito tempo que ninguém passava por ali, as ervas com orvalho abundavam naquelas terras. Eu que nunca penso no que devo vestir ou calçar para uma certa ocasião levei uns ténis sem Gore-Tex… consequência passados 2 minutos? Os pés estavam encharcados e tive que fazer o resto da actividade assim.

Numa outra ocasião também num local com as mesmas características, como o meu cérebro tinha bem registado o sofrimento da actividade anterior, desta vez levei um ténis com Gore-Tex. Resultado? Pés secos e quentinhos. Que delicia… eu nem queria acreditar, a diferença era abismal.

Eu aprendi a minha lição, ténis? Sempre com Gore-Tex!

Já passou pela experiencia de ficar com os pés molhados e frios? Conte-nos tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *