O que é Gore-Tex? Para que serve?

O que é Gore-Tex? Para que serve?

Já ouviu este nome dezenas de vezes e não sabe o que é? Hoje é o dia!

Gore-Tex é uma marca associada ao calçado que produz, além de outras coisas, membranas que os fabricantes de grandes marcas como a Timberland ou a Merrell utilizam para os seus modelos impermeáveis e respiráveis.

Trata-se de um tecido com 9 milhões de poros microscópicos, que são 20 mil vezes mais pequenos que uma gota de água. Esta constituição é o que garante a impermeabilização. Por outro lado, estes poros são 700 vezes maiores que o vapor, o que permite que a transpiração natural do nosso corpo saia sem impedimento.

Tipos de Gore-tex

A Gore-tex é constituída por 3 tipos: Gore-tex 2,5 camadas (cujo nome real é Gore-tex Paclite), Gore-tex XCR e Gore-tex 3 camadas.

O primeiro tem várias funções e utiliza-se, tanto para atividades de montanhismo, como para alpinismo ou esqui. Já o segundo, adequa-se mais a corridas em montanha ou alpinismo extremo porque é ligeiramente mais leve. O modelo de três camadas é o mais rijo e, por isso, garante maior resistência. É frequentemente utilizado por todos os fabricantes que valorizam a durabilidade e resistência à abrasão nos seus modelos.

Com a evolução deste tipo de tecnologia, tem-se vindo a melhorar a retenção do calor e a saída do excesso de humidade provocada pela transpiração.

goretex-textil

Fragilidades do Gore-tex

É normal que os ténis que têm Gore-Tex, sejam mais caros que os que não incorporam esta tecnologia, precisamente pela garantia que este material dá de pés secos e que respiram num ambiente confortável.

Esta é também uma das justificações associadas ao custo elevado das marcas que a utilizam Gore-Tex (Merrel e Timberland). No entanto, estas têm inovado e já apresentam tecnologias semelhantes produzidas internamente, como a Splash Blaster e M-Select Dry.

Como em praticamente todos os materiais, também o Gore-Tex apresenta as suas fragilidades. A primeira é que a sua resistência é limitada. Se por algum motivo se rasgar devido a um uso muito agressivo, ou se for furado por um prego, por exemplo, é o suficiente para entrar água (que se torna difícil de sair).

A segunda é que as ilhoses por onde passam os atacadores, não tornam possível este tipo de revestimento e, assim, há sempre hipótese de alguma água entrar por essa zona.

Por último, irá notar que os ténis com Gore-Tex são, por norma, mais pesados que outros que não tenham esta tecnologia uma vez que o seu material, a tal membrana de teflon (uma espécie de plástico) é, efetivamente, um material pesado.

Como limpar os seus sapatos com Gore-Tex?

Sugestões de ténis com Gore-Tex

Na EscapeShoes temos disponíveis marcas que costumam utilizar esta tecnologia no fabrico dos seus ténis/botas aptos para atividades ao ar livre, terrenos acidentados e húmidos e que garantem que os seus pés terminam o dia secos e confortáveis.

Assim, a Timberland e a Merrell produzem, por vezes, modelos com a tecnologia Gore-Tex e, por isso, aconselhamos a que consulte os modelos disponíveis e escolha os que melhor se adaptam às suas necessidades.

 

É de ressalvar que alguns modelos da marca Merrell não têm tecnologia Gore-Tex, mas sim uma outra tecnologia com efeito semelhante, designada por Air Cushion. Para além dos benefícios acima, esta tecnologia da Merrell aumenta a estabilidade a cada passo, evitando que faça mais esforço do que o necessário.

Estes modelos estão, assim, igualmente aptos para qualquer aventura em montanha ou terrenos mais acidentados. As botas quentes e ténis suaves, estão disponíveis na nossa loja online.

 

 

Se alinhar no desafio de uma atividade de exterior que implique passar por terrenos acidentados e húmidos, não hesite na utilização de ténis com estas tecnologia. Faz toda a diferença entre acabar com os pés secos e quentes, ou completamente encharcados.

Importante ainda é ter em conta a meia que utilizamos com este tipo de calçado. Um par de meias sintético ajuda a manter os pés secos e contribui para uma sensação de conforto ao fazer com que a humidade passe para fora do calçado.

Já passou pela experiência de ficar com os pés molhados e frios? Conte-nos tudo!

 

clique aqui para comprar ténis com Gore-Tex

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.