Como escolher o calçado certo

Como escolher o calçado certo

Qual é o seu tipo de pé?

Já deve ter reparado algumas vezes nas diferenças que existem entre os pés das pessoas, não só a forma e o tamanho, mas também a maneira em que estes se apoiam no solo e, como consequência, o andar. E sabia que isto é muito importante na hora de escolher uns sapatos? Visto que os pés são os que nos suportam durante o dia, nos levam de um sítio para outro, o melhor é comprar uns sapatos que não só se sintam confortáveis, mas também que tenham as características adequadas para o nosso tipo de pé.

Na EscapeShoes, queremos que ao escolher o seu calçado, o faça a pensar no seu bem-estar, e por isso, no post de hoje, vamos aprofundar um pouco mais no mundo dos pés, falando das classificações que se fazem do pé em função da forma e de apoio, e qual pode ser um calçado adequado para cada um.

 

FORMA – Existe uma classificação vulgarmente conhecida sobre a forma dos pés, que tem a ver com o comprimento dos dedos. Diferenciam-se quatros tipos de pé: Grego, Romano, Egípcio, Celta e Germânico.

 

Pé Grego

O pé grego é característico devido à forma pontiaguda, como a de um telhado, que os dedos formam, devido ao facto de que o segundo dedo é mais comprido que o resto, e o comprimento dos demais vai diminuindo à medida que se aproxima do lado de fora do pé.

foot

Este tipo de pé, conhecido também como pé de Morton, pelo cirurgião que o descreveu pela primeira vez, denomina-se assim pois na arte grega utilizava-se muito, por ser considerado um símbolo de beleza. Alguns dizem que quem tem pés gregos, tem uns pés perfeitos. Mas cuidado! Na hora de escolher calçado, estas pessoas têm que reparar bem no tamanho, pois o comprimento adequado é neste caso marcado pelo segundo dedo, o mais comprido. Se isto não é tido em consideração, o dedo mais comprido ficará sempre pressionado contra a biqueira do sapato, o que não só é incómodo, mas também pode causar verdadeiras moléstias a longo prazo. Também é importante escolher um calçado que suporte bem o pé e que ajude a corrigir a postura ao caminhar, visto que a disposição dos dedos favorece andares instáveis e problemas de costas.

 

Pé Romano

Este tipo de pé, bastante raro, caracteriza-se por ter o dedo grande e o segundo (por vezes também o terceiro) do mesmo comprimento, e uma forma rectangular.

foot

Se tem este tipo de pé, procure sapatos com forma larga, o suficiente para que todos os seus dedos tenham espaço e não fiquem pressionados entre si. Desta maneira, irá evitar que os dedos se deformem e o aparecimento de calos antiestéticos.

 

Pé Egípcio

Trata-se da forma mais comum de pé, mais de 50% dos europeus a tem, em que os dedos mantêm uma linha diagonal, decrescendo desde o maior ao mais pequeno.

foot

Se os seus pés são egípcios, está com sorte! A maioria dos sapatos estão adaptados a este tipo de pé, portanto na sua procura do calçado ideal terá que reparar mais na forma do arco do pé e no seu andar, mas poderá usar sem problema sapatos com pontas mais estreitas, sempre e quando não tiver nenhum problema de joanetes ou de calos.

 

Pé Celta

O pé celta é aquele em que os dedos têm comprimentos diferentes que não seguem uma ordem. O segundo dedo costuma ser o mais comprido, portanto o tamanho deverá ser escolhido em função desse dedo. O mindinho, que em geral é o mais pequeno, neste caso é um pouco mais comprido que o quarto dedo. O pé tem uma forma bastante rectangular, assim recomenda-se evitar sapatos pontiagudos ou muito ajustados que pressionem os dedos. São recomendadas as biqueiras arredondadas que respeitem o espaço dos dedos mais compridos.

foot 

Pé Germânico

Este pé caracteriza-se por ter os dedos totalmente rectos, do mesmo comprimento, menos o grande, que é o mais comprido. Na mesma maneira que o pé celta ou o pé romano, tem uma forma rectangular, portanto é bom escolher sapatos largos para que os dedos não se amontoem e não tenham feridas ou calos.

foot 

APOIO – Para além do comprimento e a disposição dos dedos, muito importante na hora de escolher a largura e a forma da biqueira do calçado, é aconselhável ter em conta a forma do arco do pé visto que determina o tipo de apoio, que está directamente relacionado com o andar. O tipo de apoio dos pés é o resultado de diversos factores, entre estes a distribuição do peso. Existem três tipos de pé em função do apoio: normal, plano e cavo.

  1.        Pé Normal ou de pisada neutra

É aquele em que o apoio é distribuído ao longo do pé nos dedos, no exterior da planta e no calcanhar, de modo que haja um maior amortecimento e que os pesos estejam distribuídos de forma equilibrada. O arco do pé tem uma altura média e o tornozelo está perpendicular com o solo. É o tipo de pé ideal.

  1.        Pé Cavo ou de pisada supinadora

Este tipo de pé é o que sofre uma má distribuição de pesos do corpo. O apoio é maior na zona externa do pé, mas sobretudo no calcanhar e na zona anterior dos dedos. É comum que neste tipo de pé haja durezas e que os dedos adquiram uma forma encolhida. Um calçado de forma larga é o mais adequado para os seus pés cavos e se segura bem no tornozelo, ainda melhor.

  1.        Pé Plano ou de pisada pronadora

É o contrário do pé cavo. Neste caso é a zona interna do pé a que recebe mais apoio. O tornozelo não está na posição vertical, o que aumenta as possibilidades de sofrer dores ou lesões. Para estes pés, o melhor é um calçado que corrija a postura do tornozelo e que dê uma boa fixação. E recomendam-se solas grossas e resistentes, visto que os donos de pés planos costumam desgastá-las muito no interior.

foot 

Já sabe como são os seus pés? Tinha isto em conta na hora de comprar calçado? Agora terá mais recursos quando escolher uns sapatos confortáveis, que lhe ajude a manter a saúde dos seus pés. Se quer saber mais sobre os seus pés pode consultar a página da Wikipedia, e mais sobre como escolher o seu calçado na página da Associação de Podologia da Califórnia.

Conte-nos a sua experiência, queremos saber se já tem o calçado perfeito para os seus pés. Se ainda não, visite a EscapeShoes, encontre o calçado da sua vida!

clique aqui para visitar a loja online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.