É ilegal conduzir de chinelos ou descalço?

É ilegal conduzir de chinelos ou descalço?

Se conduzir de chinelos, é multado? 

Se lhe fizessem essa pergunta, o que responderia? Parece ser algo tão obviamente verdadeiro, certo? Pois, a resposta curta e simples é que não. Não há nada no Código da Estrada que afirme que seja ilegal conduzir de chinelos, descalço ou até mesmo em tronco nu.

conduzir-chinelos

Mas, isso só pode ser mentira! Afinal, já houve pessoas que foram multadas por conduzirem de chinelos. É verdade, mas isso ocorreu principalmente quando o antigo Código da Estrada ainda estava em efeito, pois contemplava essas infracções. Agora, a lei que está agora em vigor não abrange este tema.

No entanto, também já houve casos de pessoas que tiveram de pagar coima após a nova lei ter entrado em vigor, mas que desconheciam a mudança. Portanto, não podiam alegar que o que estavam a fazer, conduzir de chinelos, não era ilegal.

O único artigo do Código da Estrada mais abrangente sobre este assunto é o nº 11, que afirma: “Os condutores devem, durante a condução, abster-se de práticas e actos susceptíveis de prejudicar o exercício da condução segura.” Como pode ver, é uma noção bastante genérica, mas se um agente da GNR achar que um condutor não cumpriu este artigo, este poderá ser punido com uma coima que pode ir até aos 300 euros. Poderá comprová-lo ao ler o Código da Estrada existente no site da Segurança Rodoviária.

conduzir-chinelos

Então, isso quer dizer que é recomendável conduzir de chinelos? Mais uma vez, não. Conduzir de chinelos é uma prática pouco aconselhável e é muitas vezes a causa de muitos acidentes de automóvel, devido a diversos riscos. Por exemplo, os pedais podem facilmente ficarem presos entre o seu pé e o chinelo, o que faz com que perca o controlo do veículo e aumenta o tempo que se leva a travar.

Foi o que aconteceu a um homem de 85 anos na Califórnia, que, ao tentar estacionar o seu carro na garagem, um dos seus chinelos ficou preso por baixo do acelerador, perdendo assim o controlo e acabando por cair na piscina, onde o carro ficou totalmente submerso. Felizmente, ninguém estava na piscina naquele momento e o condutor, apesar de ter ficado em estado de choque, saiu ileso. Se tiver interesse, esta notícia está disponível na página da TVI24.

conduzir-chinelos

Outro risco que pode ocorrer é que os chinelos podem sair dos pés e irem para debaixo dos pedais. Nesse caso, o condutor podem perder a sua concentração, visto que está demasiado ocupado à procura dos chinelos.

Muitos instrutores de condução até mesmo referem que os chinelos são uma das opções mais inseguras para conduzir, juntamente com saltos altos, sapatos de cunha e pés descalços.

conduzir-chinelos

Outra recomendação é não conduzir com sapatos com uma sola muito grossa ou rígida, pois pode impedir o condutor de sentir os pedais.

Assim sendo, qual é o melhor calçado para conduzir? Regra geral, são os sapatos rasos que proporcionam uma boa tracção com os pedais e que permitem o condutor sentir que tipo de pressão está a exercer. Sabrinas e ténis são os mais aconselháveis.

Até muitas pessoas preferem ter um par específico adequado para conduzir guardado no seu carro, para não correr nenhum risco.

Contudo, é preciso ter atenção, sobretudo quando for de viagem, que conduzir de chinelos ou descalço pode ser considerado uma infracção noutros países. Em países como a Alemanha e a França, esta prática é ilegal e pode levar a coimas elevadas. Na França, por exemplo, só foi considerado uma infracção desde de Julho de 2015, assim como o uso de auscultadores durante a condução.

O que acha? Pensa que conduzir de chinelos também devia ser uma infracção sujeita a coima em Portugal? Melhor ainda, já conduziu de chinelos ou de pés descalços? Ou prefere outro tipo de calçado enquanto conduz? Diga-nos a sua opinião aqui, no blog da EscapeShoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.