Estilo Militar – a tendência secular

estilo militar

A paixão do sector da moda pela fardas militares e roupa de guerra é antiga. O estilo militar que hoje adotamos e que continua por entre as principais tendências da próxima estação tem uma história antiga. Remonta ao séc. XVIII e começou com o fascínio pelo famoso Spencer Jacket, um casaco que resulta numa versão curta daqueles que eram os formais utilizados pelos soldados britânicos.

Spencer-Jacket

A relação da tendência militar com a moda definiu-se em dois momentos distintos: antes e depois da grande guerra mundial. Antes a utilização de elemento militares era meramente decorativa. Recorria-se essencialmente aos acessórios, botões ou aos colarinhos curtos de influência militar.

Durante a grande guerra, a necessidade que os soldados tinham de vestir casacos mais quentes e impermeáveis, foi a mãe da invenção. Foi precisamente aqui que nasceu o icónico modelo de gabardine desenhado por Thomas Burberry, com o seu característico cinto militar e botões largos.

 

 

A indústria da moda, como nenhuma outra, foi afetada e chamada a intervir no esforço de guerra e o icónico modelo de Burberry esteve primeiro ao serviço das trincheiras e só depois chegou às avenidas mais caras das principais capitais.

Mas não foi só a gabardine que nasceu fruto desta relação amorosa. Os famosos blusões bomber ou os sobretudos também tiveram na influência militar. Os principais designers, atraídos pela funcionalidade destes modelos, adotaram as suas formas e adaptaram-nas ao uso civil.

tendencias militares

 

Estilo militar moderno

Há vários anos, uns mais que outros, que o look militar faz parte das tendências, principalmente das estações mais frias. Oferece um estilo imponente e prático acima de tudo, podendo ser figurado por peças mais ou menos discretas com padrões de camuflagem ou sem. O simples uso do que chamamos o verde tropa, conjugada com cores mais escuras e sapatos imponentes, já confere um estilo militar em si.

estilo militar

Este estilo caracteriza-se pela utilização de contrastes e, regra geral, apenas uma peça com um padrão tropa ou uns sapatos mais irreverentes, fazem o look todo. Quer seja com vestidos, sais curtas ou compridas ou calças de influência militar, este é provavelmente o estilo mais versátil que existe!

Afirme o seu, mais ou menos discretamente, com as nossas sugestões de calçado de estilo militar que vão marcar esta nova estação de Outono / Inverno. Pode adquirir todas aqui mesmo, na nossa loja online da Escape Shoes!

 

Carmela

Esta marca não hesitou em apostar nesta tendência de estilo militar. Sem ignorar a elegância que costuma caracterizar os seus modelos, aderiu aos apontamentos metálicos e ousou nas fivelas e faixas largas que conferem um aspeto mais imponente a estes primeiros modelos, disponíveis em camurça preta e castanha. Disponibiliza ainda um modelo mais discreto e com extra conforto no tornozelo, como é esta última sugestão em pele preta.

estilo militar carmela

 

Fly London

Em equipa que ganha não se mexe e foi isto que a Fly London fez com estes primeiros modelos que foram o maior sucesso no ano passado, aquando do seu lançamento. Disponíveis também em branco, estes botins conjugam o estilo militar e a tendência das plataformas e por isso são um hit da estação e, por isso, foi continuado.

Para quem prefere andar menos nas alturas e apostar numa opção mais discreta, a marca disponibiliza estes dois botins / galocha de estilo militar em cor de vinho ou preto reluzente. Uma escolha perfeita para o dia-a-dia e situações mais casuais.

Estilo militar Fly London

 

Lemon Jelly

A marca portuguesa apresenta as influências militares mais irresistíveis da próxima estação. Sem abdicar dos saltos imponentes, estes novos modelos vêm provar que até o aspeto militar mais agressivo consegue ser, ao mesmo tempo, elegante. Isto percebe-se mais nos botins com pêlo em duas cores, mas nem a galocha cor de vinho deixa de o ser.

Com um conforto interior incrível, estas são ser as opções que não vai querer largar, seja qual for o outfit escolhido.

estilo militar lemon jelly

 

Xti

Estilo militar Xti

Para facilitar a escolha, a Xti apresenta-lhe os modelos mais simples, óbvios e acessíveis. Estes botins / galocha em estilo militar cumprem a sua missão no terreno e adaptam-se a praticamente todas as ocasiões.

Utilize com umas jeans ou calças compridas se não quer um estilo militar tão óbvio, ou com algo mais curto para exibir o modelo completo e assumir a tendência.

 

Complementares

estilo militar

Não podemos ainda deixar de sugerir estes três modelos: os botins militares / metaleiros da Alma en Pena com apontamentos incríveis (como a caveira que trava os atacadores) e que são claramente de influência militar. As galochas altas da Hunter que, ainda que numa perspetiva diferente dos outros modelos sugeridos, cumprem a sua função militar especialmente quando conjugados com roupa de padrão mais evidente (camuflagem, por exemplo). Por fim, a Dr. Martens que é uma fã assumida deste estilo e continua a apostar no modelo e, assim, a estar dentro das tendências.

A missão mais difícil aqui é mesmo escolher qual vai ser o seu melhor aliado em combate. Aconselhamos um pensamento estratégico, digno de qualquer soldado, que se debruce sobre principais questões essenciais. Entre as quais: o tipo de terreno por onde mais anda, bem como sobre o tipo de ambiente que mais frequenta. Isto vai ajudar a optar por um modelo mais irreverente ou mais sóbrio, mais quente ou mais aberto e ainda pelo tipo de material. Já sabe qual vai ser?

 

Clique aqui para comprar calçado de estilo militar

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.