Mundo do calçado

mundo do calçado

O mundo do calçado já faz parte da vida do ser humano desde os primórdios da humanidade. Já na pré-história, o homem sentia necessidade de proteger os pés. E, como não havia ainda sapatos, tinham de procurar o que estava mais à mão para se proteger, como a palha ou a madeira.

calçado pre-historico

Com o passar do tempo, no antigo Egipto, acrescentou-se o papiro e a fibra da palmeira para proteger os pés, e claro, os reis personalizavam os seus sapatos com jóias coloridas. Na Grécia e Roma antigas, os sapatos tinham diferentes modelos e cores consoante o estatuto socioeconómico da população. Mais tarde, no séc. XVI surgiram os saltos altos como símbolo de ostentação e riqueza e, curiosamente eram utilizados apenas pelos homens.

historia do calçado

Com a revolução industrial, começaram a aparecer várias fábricas de calçado, o que fez com que o seu valor baixasse e se tornassem um bem acessível a toda a população. Foi só no séc.XX que se começou a utilizar materiais sintéticos, como a borracha, que deram origem ao mundo do calçado tal como hoje o conhecemos.

Comprar sapatos online

Para além da necessidade de ter algo e resistente que nos desse a protecção necessária, começamos a procurar o conforto. Foi esta busca que deu origem às sapatilhas, originalmente exclusivas do desporto, que são cada vez mais um artigo indispensável nas nossas vidas.

Sapatilhas Converse e Fila Disruptor

Hoje em dia, o mundo da moda já adoptou as sapatilhas e quase todos os dias surgem modelos icónicos que se juntam às colecções de grandes estilistas nas passerelles internacionais. Com cada vez mais marcas e modelos a procura pelo que é diferente também aumentou. Mas, infelizmente, há muitos modelos que não conseguimos encontrar numa tradicional sapataria de rua.

Com o crescente boom tecnológico, a internet tornou-se uma porta de entrada para muitas coisas que não conseguimos adquirir facilmente numa loja de rua. Surgiram então as lojas online. E o calçado não fugiu a esta regra. Com certeza que não há nada melhor que escolher o modelo que queremos, o tamanho, preencher o formulário e… click! Já está! Agora é só esperar que cheguem!

Claro que não temos um assistente ao pé de nós a aconselhar-nos e a trazer-nos diferentes tamanhos de sapatos. Mas, hoje em dia, o apoio ao cliente online está tão ou mais evoluído do que o contacto directo. Dê um saltinho ao nosso site EscapeShoes.com! Pode falar connosco por chat, por email, por telefone e, até pelo Facebook ou Instagram. Temos sempre alguém disposto a esclarecer qualquer dúvida que tenha.

Impressão de calçado 3D

Impressao de sapatos 3D

Com as compras online vão surgindo outras inovações tecnológicas, como a impressão 3D. Já várias marcas e designers experimentaram criar sapatos através de impressão tridimensional. Contudo, apesar de ser extremamente inovador e prático, surgem algumas dúvidas.

De que materiais são feitos?

Os modelos iniciais eram feitos de poliuretano termoplástico, o plástico que conhecemos como o das capas de telemóvel e mesmo das solas de sapatilhas. Portanto, sabemos que são flexíveis. Com a evolução do sistema surgiu a possibilidade de impressão em têxtil, por exemplo, mas isso só as grandes marcas, a grandes custos, conseguem fazer.

Será que são confortáveis?

Este calçado aponta para o mesmo conforto que todo o tipo de calçado. Mas, tendo em conta que o sapato seria todo impresso num único material, ao invés dos diferentes tipos utilizados num só par, serão mesmo confortáveis? Será que os materiais não causariam danos aos nossos pés? Essas são incógnitas que se mantém.

Quanto custam?

Bom, apesar de ser algo aparentemente rápido e prático, os custos de produção são bastante elevados. Sendo que a elaboração de uma unidade pode chegar ao dobro do seu habitual custo de venda ao público. Claro que assim, este calçado terá um valor realmente elevado.

Sapatos 3D

A impressão em 3D surgiu numa tentativa de agradar a um público jovem que procura cada vez mais destacar-se pela originalidade dos seus visuais. Se puderem elaborar um modelo único ao seu próprio gosto e o puderem imprimir, será surreal!

Já há estilistas que disponibilizam gratuitamente os seus modelos online para download e impressão em 3D. Mas estas impressoras não estão disponíveis em todo o lado, e ainda não é tão simples como imprimir uma folha de papel.

Contudo, a impressão 3D é uma janela cada vez mais aberta para o futuro do mundo do calçado, principalmente para o universo online.

E eis que surgem as grandes dúvidas. Será que no futuro as lojas de calçado online deixarão de ter montanhas de caixas empilhadas em armazéns e passarão a imprimir “on demand”? Ou chegará o dia em que o cliente compra um modelo que lhe é enviado digitalmente para o imprimir em casa?

Infelizmente ainda não temos resposta para estas questões. Mas sabemos muito sobre os modelos de calçado convencional. Faça um clique em EscapeShoes.com e dê uma espreitadela!

clique aqui para comprar calçado online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.