Reflexologia – O poder dos pés

Reflexologia – O poder dos pés

Já ouviu falar de Reflexologia?

Há quem pense que todo o nosso corpo está ligado entre si, especificamente aos pés. Por isso, tudo o que ocorre nos nossos pés pode afectar outras zonas e, através destes, é possível curar ou aliviar mal disposições e dores.

Nós sabemos que os pés são importantes, e por isso no blog EscapeShoes queremos dedicar este post para saber um pouco mais sobre esta arte ancestral de massagem curativa. Só para esclarecer, não defendemos a reflexologia como uma alternativa à medicina científica, apesar de sabermos que esta técnica é actualmente utilizada por alguns profissionais de medicina como terapia complementária a outros tratamentos. Mas visto que se trata de pés… Não conseguimos resistir!

 

História da Reflexologia

reflexologia

As suas origens não são claras, visto que existem indícios de que foi utilizada em civilizações antigas, em diferentes partes do mundo. O que de facto sabemos é que foi em 1913 quando o médico americano William Fitzgerald começou a investigar esta teoria, chegando a publicar um livro juntamente com o Doutor E.F. Bowers, chamado “Terapia de Zonas” (1917), que desenvolve a ideia de que cada órgão do corpo humano tem um reflexo localizado nos pés e nas mãos.

A palavra reflexologia foi criada por Eunice Ingham, uma fisioterapeuta que inclui esta técnica nas suas terapias, e que, apesar dos seus esforços em transmiti-la a outros profissionais e em inclui-la formalmente no mundo médico, não teve muito êxito, e foi, mais que uma vez, detida por praticá-la sem autorização.

Hoje em dia, e por falta de dados científicos que expliquem os efeitos da reflexologia, esta faz parte do grupo das Pseudociências, mas conta com muitos seguidores que a consideram muito benéfica.

 

Funcionamento da Reflexologia

reflexologia

Também chamada de Terapia de Zonas, esta técnica baseia-se na ideia de que todos os órgãos do corpo humano têm um “reflexo” nos pés e nas mãos, ou seja, que estão ligados através de uns canais conhecidos como meridianos. Portanto, estimulando pontos concretos dos pés ou das mãos, consegue-se influenciar outras partes do corpo, como se tivesse a massajar ou a tratar essa zona directamente.

Desta forma, seguindo o mapa dos pés que se vê na imagem anterior, a reflexoterapia é capaz de aliviar dores ou reduzir o stress graças a uma massagem por pressão, que para alguns é muito relaxante, e para outros o resultado é uma tortura total.

 

Benefícios da Reflexologia

reflexologia

Apesar de haver poucas provas científicas que suportem os benefícios da Terapia de Zonas, esta parece ter muitos. Os reflexólogos relembram que não se trata de uma massagem relaxante, apesar de poder ter esse efeito se assim o desejar, mas o objectivo é influenciar outras partes do corpo para aliviar dores, reduzir o stress, prevenir problemas de saúde, eliminar toxinas ou melhorar o sistema imunitário.

A reflexologia é recomendada para qualquer idade, sendo especialmente benéfica para as pessoas mais idosas e para grávidas.

Se quer informação mais detalhada sobre as vantagens desta técnica, pode consultar os seguintes sites: Tua Saúde ou Gabinete de Saúde

 

Como tudo nesta vida, e sobretudo como muitas terapias naturais, a reflexologia tem muitos seguidores, mas recebe muitas críticas. Na minha opinião, tudo depende das experiências que temos, e gosto de ter a mente aberta a diferentes possibilidades, porque nunca se sabe que coisas novas lhe vão surpreender. Apesar de ainda não ter experimentado a reflexologia, sinto uma grande curiosidade. Para além disso, enquanto investigava esta técnica, descobri que existem manuais para fazer automassagens com simples instruções que ajudam a aliviar incómodos quotidianos.

reflexologia

Bem, ciência ou crença, a realidade é que a ideia de que os nossos pés estão ligados ao resto do corpo é a desculpa perfeita para cuidar deles. Quem sabe se estaremos realmente a ajudar a prevenir outros males, mas uma boa massagem nunca fez mal a ninguém!

Enquanto me decido, adoraria saber a sua opinião. Já alguma vez experimentou esta técnica curativa? Deixe-nos um comentário sobre a sua experiência aqui, no blog da EscapeShoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.