5 ideias para usar pacotes de Sílica

5 ideias para usar pacotes de Sílica

O que pode fazer com eles?

Muitas vezes quando compramos um par de sapatos na caixa também vem um pacote pequenino que parece de açúcar. Temos muitas ideias para reutilizar as caixas (pode ver algumas aqui), mas o que fazer com esses pacotes?

Estes contêm um produto que se chama sílica ou gel de sílica e são pequenas bolinhas translúcidas ou azuis formadas pela reacção de silicato de sódio e ácido sulfúrico que assim que misturados formam um hidrossol formando uma estrutura chamada hidrogel. O gel sólido é lavado para remover o subproduto da reacção. De seguida este gel é processado para diferentes fins desde sílica cosmética (para exfoliantes) a gel de sílica, que é do que vamos falar hoje no post do blog da EscapeShoes!

Portanto o gel de sílica funciona como um dissecante, ou seja, absorve a humidade e consequentemente prolonga a vida útil dos objectos. Como muitos de nós não sabem o que fazer com estes saquinhos, estes acabam por ir para o lixo quando poderiam ser reutilizados em outros lugares como gavetas, armários, etc… Veja de seguida 5 ideias para reutilizar os pacotes de sílica:

1-Prolonge a vida das suas fotos ou documentos importantes

Se é como eu e guarda todas as memórias, desde cartas a fotos, ou até mesmo documentos importantes como facturas, coloque um ou dois saquinhos de sílica entre estas para evitar que a humidade se apodere delas.

silica

2-Jóias sem marcas

Com o passar do tempo as jóias ou objectos de prata podem ficar com manchas, se colocar um saquinho de sílica no lugar onde as guarda, vai notar que estas nunca mais vão aparecer!

3-Roupas e calçado

Esta parece bastante óbvia, coloque um saco de sílica dentro dos seus sapatos e/ou no bolso do seu casaco para prolongar a sua vida útil e evitar que fiquem com aquele cheiro a mofo.

silica

4-Sementes livres de humidade

Se gosta de ter o seu jardim ou horta, mantenha as suas sementes livres de humidade adicionando um pacote de gel de sílica em cada frasco ou saco até estarem prontas para serem plantadas.

5-Lâminas impecáveis

Reúna as suas lâminas de barbear num recipiente com vários pacotes de sílica para evitar que estas oxidem. Claro que primeiro é importante secar as lâminas.

Geralmente quando as bolinhas de gel de sílica começam a ficar com uma cor rosada quer dizer que já absorveram toda a humidade que podiam! Pode reutilizar as mesmas aquecendo uma lâmpada de tungsténio e deixando a sílica durante 3 horas. Isto vai fazer com que toda a humidade evapore. Assim que isto acontecer a sílica vai voltar a sua cor original. Basta esperar que arrefeça e pode usar novamente!

silica

Agora que já conhece algumas utilidades para este gel de sílica pode começar a pôr as mesmas em prática! Se tem crianças ou animais de estimação em casa lembre-se de colocar estes pacotes fora do seu alcance pois não são comestíveis! Se ainda não tem pacotes suficientes pode sempre escolher um dos nossos modelos na EscapeShoes! Temos a certeza que vai adorar e assim junta o útil ao agradável! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.