Museu do Calçado

Museu do Calçado

A paixão que não termina

Como já deve de estar a par, é no norte do nosso pais que está concentrada a maior parte da indústria do nosso calçado e apesar de termos muitas marcas internacionais, o calçado Made in Portugal vai ocupar sempre um cantinho especial no nosso coração. E é em São João da Madeira que está concentrada uma grande percentagem de empresas tornando-a a capital do calçado! É verdade, desde 1483 que é nesta cidade, onde o desenvolvimento do calçado tem base num saber tradicional, que nasce o Museu do Calçado. Temos a certeza que já está curioso(a) para saber mais por isso continue a ler este post da EscapeShoes! Vamos a isso?

A primeira fábrica de calçado, “Sapataria da Moda”, surge por volta de 1833 dirigida por Gaspar de Almeida Pinho e mais tarde em 1905 surge uma outra pertencente a Vitorino Tavares, e é assim que pouco a pouco que a indústria do calçado se foi desenvolvendo até chegarmos à actualidade em que existem inúmeras fábricas não só de calçado mas também de componentes para o mesmo tornando esta linda cidade na Capital do Calçado, designação concedida pelo Instituto Nacional do Registo de Marcas.

museu

E pergunta você… O que posso aprender e fazer neste museu? Pois bem, não só se conta a história do calçado ao longo do tempo mas também se conhecem histórias de vidas dedicadas aos sapatos e sapatos que marcaram vidas. Este espaço pretende apresentar de forma diferente e inovadora a história da produção do calçado desde a oficina, no seu conceito mais tradicional, às grandes fábricas onde há uma produção industrial.

Também pode conhecer calçado produzido pelos principais designers de todo o mundo e diversas obras artísticas nacionais e internacionais que foram inspiradas neste objecto. Fantástico, verdade?

museu

O melhor é que não só pode ver toda esta evolução fantástica do calçado mas também pode ver exposições temporárias como a de Kobi Levi ou Anastasia Radevich autores das obras/ calçado que pode ser nas imagens acima.

Temos a certeza que ficou tão ou mais curioso(a) que nós para conhecer e explorar este museu, não é verdade? Se está a procura de inspiração ou de um calçado novo para a sua visita ao Museu do Calçado nada melhor do que dar uma espreitadela na loja online da EscapeShoes onde de certeza que vai encontrar o seu par ideal! Venha, estamos à sua espera! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.