Joanetes – Conselhos muito úteis para aliviá-los!

Joanetes – Conselhos muito úteis para aliviá-los!

Os joanetes nos pés incomodam-lhe? Sabe quais são as razões principais porque aparecem? Esta deformidade nos pés é bastante comum e, para além de antiestético, costuma provocar moléstias e irritação. No post de hoje, conheça todos os detalhes sobre os joanetes e como aliviar a dor!

No blog da EscapeShoes, já publicámos anteriormente um par de posts relacionados sobre exibir uns pés bonitos durante o Verão: o dos calos nos dedos dos pés e o post dos fungos nas unhas. Lembra-se? Se não teve oportunidade de lê-los, fá-lo. Vale a pena! Hoje, vamos falar sobre o que são joanetes, porque aparecem e alguns tratamentos simples para acalmar as moléstias que provocam. Vão ser três temas que se vão tornar muito úteis para os Verões que estão por vir.

joanetes

  1.        O que são os joanetes?

O termo científico que se usa para denominar o joanete é Hallux valgus ou Hálux valgo. Consiste numa deformação em que o osso do dedo grande se desvia para fora, devido a um crescimento na base do mesmo. Provoca, por sua vez, que o primeiro metatarso rode no sentido da linha média do corpo. Desta forma, os ligamentos localizados à volta e os músculos que se originam na perna e seguram o pé ficam afectados, provocando dificuldades no movimento da articulação.

Pode dar-se também na parte exterior do pé, ou seja, no quinto dedo. Neste caso menos habitual, denomina-se vulgarmente como Joanete de Sastre.

  1.        Causas que os formam?

O peso e movimentos anómalos ao caminhar provocam que os diferentes segmentos ósseos comecem a deformar-se.

joanetes

Para tal, há diferentes causas:

– Hereditárias e genéticas. Normalmente, gera-se a partir dos 30-40 anos. Por isso, quando aparecem na etapa adolescente, justifica-se com que pode ser hereditário de pais para filhos. É importante esclarecer que não é a deformidade que se herda directamente, mas a forma e o funcionamento do pé.

– Tipo de calçado. Esta é a causa principal da deformidade! Os sapatos que têm a biqueira mais pronunciada tendem a torcer o dedo grande para dentro. Com esta deformação é bastante evidente que o uso prolongado pode provocar hallux valgus. Por outro lado, tendo em conta que a melhor forma para que o pé humano se desenvolva correctamente é andar descalço, os sapatos de salto alto podem influenciar esta deformidade. Porém, não é tão determinante, visto que o calçado com biqueira estreita, mesmo sem salto, é muito propenso a provocar joanetes. Essa é uma das razões porque aparece mais em mulheres que em homens, pois o design do calçado feminino é menos adequado que o masculino.

– Factor hormonal. Como sabemos, existem diferenças hormonais entre ambos os sexos, e a elasticidade nos ligamentos e nos tecidos costuma ser maior nas mulheres. Se a isto somarmos as forças e os pesos que se exercem sobre os pés na gravidez e o aumento do laxismo na menopausa, as probabilidades de que se dêem no sexo feminino aumenta. Despois destas fases, algumas mulheres se dão conta de que aparecem hallux valgus ou que a deformidade aumentou. Porém, é importante que saiba que isto não ocorre sempre!

  1.        Quais são os sintomas?

– Deformidade no osso. O calçado costuma adoptar essa forma com o passar do tempo.

– Dor provocada pela pressão e o roçamento da zona com o calçado.

– Inflamação, vermelhidão e possíveis infecções nas partes suaves. Podem aparecer também calosidades.

– Movimento limitado no dedo grande do pé.

joanetes

  1.        Tratamento.

O diagnóstico confirma-se através de radiografias, onde se pode observar o desvio do osso e também a presença de artroses. O cirurgião ortopédico e o podólogo são as duas profissões encarregadas do tratamento. Como deve imaginar, existem vários métodos para acabar com os joanetes e para aliviar os seus sintomas.

– Acolchoado. Deixar a zona afectada mais almofadada ajuda a aliviar a dor. As ligaduras podem ajudar-lhe a manter o pé na posição normal. E aplicar gelo várias vezes ao dia também pode reduzir a inflamação.

joanetes

– Tratamento preventivo. Aplica-se quando a deformidade se encontra numa fase inicial e a dor na articulação não justifica um tratamento cirúrgico. Utiliza-se o uso de palmilhas e próteses para corrigir o desvio do dedo. É muito importante acompanhar com calçado ortopédico e amplo na parte da frente para evitar a pressão.

– Medicação e fisioterapia. É frequente que se receitem anti-inflamatórios ou cortisona. As massagens e a terapia de ultra-sons são muito úteis para corrigir a deformidade.

– Tratamento cirúrgico. Adequado quando é necessário melhorar a função do pé, devido ao facto de que a dor e a artrose afectam o aparelho locomotor, como a dor de joelho ou anca. Existem diferentes técnicas cirúrgicas que serão valorizadas pelo critério do cirurgião, que também pode elaborar suportes que evitam o reaparecimento do joanete. Evite sempre realizar a cirurgia por motivos de estética.

Juanetes

  1.        Remédios caseiros.

Como sempre, neste tipo de post relacionado com infecções habituais nos pés, queremos que saiba como utilizar alguns remédios mais acessíveis. Irão ser uma grande ajuda para si para aliviar a dor e a inflamação. Aqui vai!

– Massagens com alfazema. Coloque 100 gramas de alfazema em 3/4 litros de azeite de girassol e aquece-o durante 2 horas a banho-maria. Coe a alfazema, coloque outas 100 gramas e repita a operação. Passadas estas duas horas, volte a coar a alfazema e guarde o azeite para massajar com umas gotas todas as noites. Pode substituir a alfazema por folhas de arnica.

– Aplicar calor com uma manta eléctrica durante 15 minutos.

– Colocar os pés em água de sal durante 10 minutos.

– Esfregar o joanete com limão ou com cebola várias vezes ao dia.

– Colocar um dente de alho ou uma rodela sobre o joanete e segurá-lo com fita-cola, para mantê-lo durante toda a noite.

O que acha? Atreva-se a levar a cabo estes procedimentos tão simples e conte-nos se tiveram resultado! E… Não perca o próximo post! Neste, iremos falar do calçado que uma pessoa muito próxima de nós escolhe, que tem problemas de joanetes nos pés. Quer algumas pistas? São uns sapatos que pode comprar na EscapeShoes! Não o perca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.