Limpeza de Calçado

É alguém que têm os sapatos sempre impecáveis, ou, pelo contrário, não encontra o momento para cuidar deles? Como todas as peças, o nosso calçado requere um cuidado especial, sobretudo aquele que utilizamos diariamente, se queremos que dure muito tempo. Hoje, no blog da EscapeShoes, contamos-lhe como pode cuidar do seu calçado facilmente e a low-cost.

Se gosta de ter os seus sapatos sempre perfeitos, leia o nosso post de hoje! Vamos contar-lhe alguns truques que pode fazer para manter o seu calçado sempre bem cuidado. Sabemos que por vezes é difícil de encontrar tempo para tratar da limpeza de calçado. Há muitos sapatos que requerem um cuidado mais específico e até o uso de produtos de limpeza concretos, dependendo dos seus materiais. Contudo, irá surpreender-se com o quão simples que é cuidar do seu calçado desde casa! Continue a ler este post do blog da EscapeShoes!

A primeira coisa que deve comprovar, antes de limpar um calçado, é o material. Procure na etiqueta possíveis indicações de limpeza, será importante para o calçado mais delicado. Não limpe os sapatos sem saber qual é o método recomendado, pois poderá estragá-los. Vamos ver como limpar os diferentes tipos de calçado.

Limpeza de sapatilhas de lona

Limpeza de Calçado de Lona

O calçado de lona e de tecidos sintéticos é o mais simples de limpar, visto que não requer produtos especiais. Visto que os ténis são usados diariamente e em muitas ocasiões para actividades físicas, a sujidade acumula-se pouco a pouco. Por isso é importante lavá-lo de vez em quando! Para tal, recomendamos limpar cada parte em separado. Ou seja, retiramos a palmilha e os atacadores que limparemos à parte.

Para a limpeza destes materiais, o melhor é utilizar água fria e um sabão neutro. A palmilha e os atacadores são postos de molho com um pouco de sabão, enquanto com uma escova seca, escovamos a superfície da sapatilha. Primeiro, faça-o suavemente para retirar o pó ou a terra que pode se ter acumulado no tecido. Não se esqueça de escovar a lingueta! Uma vez feito isto, podemos limpar a sapatilha humedecendo a escova em água e sabão, e escovando com mais energia. Não é preciso molhar o tecido, basta humedecê-lo.

Podemos retirar os restos de água com um pano seco. Quando estiverem limpos, é importante deixar secar os ténis num lugar com boa ventilação, e nunca guardá-los enquanto ainda estejam húmidos, porque depois podem cheirar mal.

Limpeza de calçado de camurça ou nubuck

Limpeza de Calçado de Camurça

Estes materiais, para além de elegantes e agradáveis ao tacto, são mais complicados de limpar. Devido à sua textura aveludada, uma má limpeza pode estragar o seu acabamento. Existem produtos específicos que permitem proteger estes materiais de manchas e salpicos de água, os chamados impermeabilizantes, que na EscapeShoes recomendamos utilizar. Contudo, em caso de não os ter, o melhor é eliminar as manchas o antes possível, para que não se entranhem na pele.

A limpeza deste tipo de calçado realiza-se a seco, sem água. Com uma escova de cerdas duras, escovamos o calçado a contrapelo, suavemente, sempre na mesma direcção, para eliminar a sujidade acumulada. Depois, com uma escova suave, penteamos a pele para deixá-la na posição original.

Um dos inconvenientes destes materiais é que, se limpa apenas uma zona, haverá diferença na cor ou até na textura em relação ao resto, portanto quando limpar o seu calçado de camurça ou nubuck, limpe-o todo igualmente.

Limpeza de sapatos de couro ou pele lisa

Finalmente, os sapatos de pele lisa, aqueles que têm um acabamento suave sem pêlo, são mais simples de limpar. Basta passar um pano húmido pela superfície! Também pode eliminar vincos e até pequenas manchas aplicando graxa ou cera específica para este tipo de calçado.

Limpeza de Calçado de Couro

Como já deve ter notado, em nenhum momento sugerimos lavar o calçado na máquina. Apesar de alguns dos nossos clientes utilizarem este método com bons resultados, os fabricantes não o recomendam, pois pode danificar seriamente os materiais. Sem dúvida, a melhor forma de cuidar do seu calçado é evitar expô-lo a condições de muito calor ou muita humidade (excepto aqueles resistentes à água); guardá-lo sempre seco e, sempre que possível, limpo.

Recomendamos ainda que para esse calçado especial, que gosta tanto e que quer que dure muito tempo, utilize os produtos de limpeza específicos para cada material, e não corra nenhum risco. Na loja online da EscapeShoes, pode encontrar produtos de limpeza da melhor qualidade pensados para proteger o seu calçado. Por exemplo, a marca UGG Australia tem um kit próprio para que possa cuidar das suas botas sempre que quiser!

E se quiser prolongar a vida do seu calçado, recomendamos que siga as dicas na página da wikiHow. Agora já não tem desculpas para não ter os seus sapatos sempre cuidados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *