Limpeza de Calçado

É alguém que têm os sapatos sempre impecáveis, ou, pelo contrário, não encontra o momento para cuidar deles? Como todas as peças, o nosso calçado requere um cuidado especial, sobretudo aquele que utilizamos diariamente, se queremos que dure muito tempo. Hoje, no blog da EscapeShoes, contamos-lhe como pode cuidar do seu calçado facilmente e a low-cost.

Para começar, é importante ter consciência que a limpeza de calçado é essencial. Pode dar trabalho e ser demorado, mas a durabilidade e o aspeto estético do seu calçado vão agradecer a sua dedicação. Além disso, sabemos que há alguns tipos de calçado que exigem um cuidado especial.

Por isso, no post de hoje, vamos dar-lhe algumas dicas sobre a maneira correta e mais fácil de limpar os seus sapatos.

Limpeza correcta do calçado

Antes de mais, deve ter em conta de que material é feito o calçado em questão: se é sintético, pele, camurça, têxtil, ou outro. É muito importante que procure na etiqueta possíveis indicações de limpeza, principalmente no caso de calçado mais delicado, como por exemplo, de camurça ou tecido. Respeite sempre as indicações da etiqueta para não estragar os seus sapatos.

Confira, em seguida, as dicas de limpeza que preparámos para si!

Como limpar sapatilhas

De um modo geral, as sapatilhas são o tipo de calçado mais utilizado diariamente e, consequentemente, aquele que mais se suja, principalmente se for utilizado para a prática de desporto. Sendo o que mais se suja, é também aquele que mais facilmente se limpa, por isso, lave-o com frequência.

Abaixo apresentamos-lhe duas formas de manter os seus ténis limpos e como novos.

– Limpar sapatilhas de lona

Limpeza All Star

Os atacadores e a palmilha devem ser retirados e postos de molho em água fria com sabão neutro. A superfície da sapatilha e a lingueta devem ser escovadas com uma escova seca para retirar o pó ou a terra que se possam ter acumulado no tecido.

Em seguida, humedeça a escova em água e sabão e escove as sapatilhas mais energicamente. Não precisa de molhar o tecido, basta humedecê-lo! Para retirar os restos de água, passe com um pano seco e deixe os ténis secar num local bem ventilado durante, pelo menos, doze horas para que não ganhem maus odores.

– Lavar ténis na máquina de lavar roupa

Apesar de ser o processo menos trabalhoso, é o menos aconselhado pelos fabricantes pois pode danificar os materiais. Contudo, se desejar optar por esta modalidade, talvez deva considerar levá-los a uma lavandaria, para que sejam limpos por profissionais. Se, mesmo assim, o tempo for pouco, pode seguir estas dicas para que tudo corra melhor.

Lavar ténis maquina

Antes de tudo, retire o excesso de lama ou pó com uma escova antes de colocar os ténis na máquina. Tire os atacadores para não ficarem presos no tambor da máquina e coloque-os, juntamente com as sapatilhas, num saco de rede próprio para lavar roupa em separado.

Lave os ténis juntamente com tapetes ou têxteis que não se danifiquem facilmente. Não lave a uma temperatura superior a 30 graus para não encolherem nem ficar danificados.

Deixe-os secar num local arejado, longe da exposição ao sol, durante, pelo menos, 24 horas. Também pode encher o interior dos ténis com jornais, enquanto secam, para evitar que deformem.

Atenção! Algumas marcas cancelam a garantia se esta técnica for usada.

Limpeza de calçado de camurça ou nubuck

Limpar sapatos camurça

O calçado de camurça ou nubuck é mais delicado, devido à sua textura aveludada, e, por esse motivo, qualquer descuido na limpeza pode estragar o seu acabamento. Por isso, todo o cuidado é pouco!

Utilizar um impermeabilizante, neste tipo de calçado, pode ser uma prancha de salvação, por isso, a sua recomendação é recomendável. Contudo, caso não tenha optado por esta modalidade, deve eliminar as manchas o quanto antes para não se entranharem na pele.

Recomenda-se, então, a utilização de uma escova de cerdas duras para escovar suavemente os seus sapatos a contrapelo, de modo a eliminar a sujidade acumulada.

Depois, com uma escova suave, penteie a pele para deixá-la na sua posição original. É muito importante nunca utilizar água para limpar este tipo de calçado e limpa-lo todo por igual, uma vez que, se limpar apenas uma área, arrisca-se a provocar uma diferença na cor ou mesmo na textura, em relação ao resto do sapato.

Por fim, aplique um spray protetor de camurça para prolongar o seu bom estado.

Existem manchas mais específicas e que exigem cuidado na sua remoção:

  • Gordura: esfregar o local da mancha com uma escovinha e água quente.
  • Lama: se o sapato tiver lama, deixe a mancha secar naturalmente. Depois, com uma escovinha, retire a terra, tentando não entranhar mais a sujidade. Deixe, novamente, secar naturalmente, com luz solar.
  • Chiclete ou cera: coloque o sapato sujo dentro de um saco de plástico hermeticamente e coloque-os no frigorífico. Sim, no frigorífico… Aguarde umas horas, até a sujidade endurecer, e pode retirá-la aos pedaços. Finalize passando uma escova.
  • Sangue: retirar as manchas com um algodão humedecido com água oxigenada. Pressione o algodão sobre a mancha até desaparecer.
  • Tinta: se a mancha foi provocada por tinta ainda fresca, utilize uma toalha para a absorção. Caso a tinta esteja já seca, utilize um algodão humedecido em álcool.

Limpeza de calçado de couro ou pele lisa

No que toca a sapatos de pele lisa, a limpeza vem facilitada. Só precisa de passar um pano húmido pela superfície e… já está! Deixe secar o calçado naturalmente.

Se quiser eliminar vincos ou pequenas manchas, aplique graxa ou uma cera específica.

Limpeza sapatos couro

Como limpar sandálias de cunha de juta

Quando chega o verão, as mulheres gostam de andar de sandálias e as de cunha de juta são das mais utilizadas, por isso, mais facilmente se sujam. Como é que as pode limpar sem as danificar? Neste caso, convém molhá-las o mínimo possível. Limpe com um pano húmido e sabão neutro, vá esfregando, aos poucos e suavemente, para não correr riscos.

Se necessário, seque com o secador de cabelo, a uma temperatura média, e mantendo o secador sempre em movimento, para evitar sobreaquecer as sandálias.

 

Limpeza sandalias cunha

Manutenção do seu calçado

Para que o seu calçado mantenha a qualidade e dure mais tempo, há algumas coisas que pode fazer. Antes de calçar os seus sapatos pela primeira vez, experimente colocar um produto impermeabilizante. Quando os usa já regularmente, pode seguir alguns passos muito práticos. Ora veja:

Se a sua tendência, quando chega a casa, é descalçar os sapatos e guardá-los logo na sapateira, então pare! Evite fechar o seu calçado, deixe-o arejar naturalmente. Se puder, ponha uma folha de jornal ou de papel absorvente dentro deles para que absorva a humidade proveniente da transpiração, prevenindo os maus odores e a criação de bactérias causadoras de fungos.

Tente limpá-los regularmente com uma escova ou um pano, para evitar a acumulação de sujidade e, de preferência, lave-os pelo menos uma vez por mês.

Não há dúvida de que a melhor forma de cuidar do seu calçado é evitar expô-lo a temperaturas altas e humidade, a não ser que seja resistente à água, guardá-lo sempre seco e, de preferência, limpo.

Tenha em atenção que, quando fizer a limpeza, é recomendável que utilize produtos específicos para que o seu calçado favorito dure muito mais tempo e não corra nenhum risco. Na loja online da EscapeShoes pode encontrar os melhores produtos de limpeza para proteger o seu calçado. E, se quiser prolongar ainda mais a vida dos seus sapatos favoritos, passe na página da wikiHow onde encontra várias dicas.

Agora já não tem desculpas para não ter os seus sapatos sempre limpos. Siga as nossas dicas e, se conhecer outras, partilhe-as connosco! Até já!

clique aqui para visitar a nossa loja online

One thought on “Limpeza de Calçado

  1. Pingback: Calçado Timberland: cuidados a ter para uma maior duração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.