Sapatos de Rubi

Sapatos de Rubi

O calçado que fez história no cinema!

Quando pensamos em calçado icónico, nomeadamente na ficção, o que vem imediatamente à cabeça de muitos de nós são os sapatinhos de cristal da Cinderela, não é verdade? É natural, visto serem uma parte fulcral de um dos contos de fada mais conhecidos de sempre, uma das razões porque também aqui no blog da EscapeShoes já dedicámos um post. Contudo, existe um calçado em concreto que teve um papel importante na história do cinema. Apesar de os sapatos de Cinderela também terem sido vistos no grande ecrã em diversas ocasiões, estes sapatinhos vermelhos já são icónicos no mundo do cinema. Sabe de que sapatos estamos a falar? É óbvio que nos estamos a referir aos sapatos de rubi do filme O Feiticeiro de Oz, usados pela protagonista Dorothy! Venha connosco conhecer algumas curiosidades interessantes sobre estes sapatos vermelhos neste post de hoje!

oz

Penso que não seja preciso contar a história do filme, já que a maioria já deve tê-lo visto numa altura ou outra, ou pelo menos saber do que se trata já que é considerado um dos melhores filmes de sempre. Porém, o que talvez muitos não sabem é que é adaptado de um livro e, como muitas adaptações, certas alterações são feitas para melhor se adequar ao filme, e uma das alterações feitas neste filme foi relativa aos sapatos. É que na verdade na história original, os sapatos são prateados e não de rubi! E porquê esta alteração? Bem, isso foi para melhor aproveitar o processo de cores de Technicolor. Apesar de não ter sido o primeiro filme a cores, O Feiticeiro de Oz brilhantemente tem algumas cenas a preto e branco e outras a cores, nomeadamente as cenas em Oz, e assim os sapatos vermelhos têm maior destaque.

oz

Outro facto interessante é que, apesar de supostamente serem feitos de rubis, ao fazerem o calçado isso provou-se ficar demasiado pesado, portanto acabaram por pegar em sapatos de seda e cobri-los com lantejoulas vermelhas. Mesmo assim, parece que estes sapatos não são necessariamente os mais confortáveis do mundo, já que, se prestar atenção ao filme, poderá ver uma cena em que Judy Garland, a actriz que interpreta Dorothy, está a usar sapatos rasos pretos mas logo a seguir já está com os seus sapatos vermelhos de volta. Esta pequena gafe já se tornou notória no mundo do cinema.

oz

Durante a filmagem, vários pares foram feitos e não se sabe bem ao certo quantos terão sido no total, e naquela altura os estúdios não tinham o hábito de registar as roupas e os adereços dos filmes, portanto não se sabe exactamente o que aconteceu aos sapatos depois do filme, mas algumas histórias já vieram ao público. Alguns foram roubados e outros foram a leilão, tendo sido vendidos por milhares de dólares. Outro par está em exposição no Museu Nacional da História Americana, onde permanece desde que foi doado anonimamente em 1979, mas devido à sua origem misteriosa há alguns que duvidam da sua autenticidade. Até a artista Lady Gaga tem um par destes sapatos de rubi!

ozEstes sapatos de rubi são muito bonitos, mas no mundo real não devem ser muito práticos. No entanto, se quer andar pela Estrada dos Tijolos Amarelos com os seus próprios sapatinhos, há outras alternativas em vermelho perfeitas para si, como estas versáteis sabrinas Melissa Doll II ou, como a tendência dos ténis está tão em alta ultimamente, até mesmo os Fly London Sky Salo Red, para um look verdadeiramente cómodo que se adapta melhor ao seu dia-a-dia.

oz

Ainda temos muitas outras opções na loja online da EscapeShoes, portanto venha visitar-nos e escolha o par ideal que vai fazer com que se sinta como uma autêntica estrela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.