Museus de calçado, uma paixão à escala mundial

Museus de calçado

Até onde chega a paixão pelo calçado? Quantos sapatos é capaz de imaginar numa única sala? Sabemos que no mundo há museus dedicados a muitos temas, mas já visitou algum museu de calçado? Pois existem, vários no mundo, e hoje no blog EscapeShoes falamos de alguns destes.

Visitar museus quando viajamos é algo muito comum, mas… visitar museus de calçado? Eu nunca estive num, mas depois de investigar um pouco sobre eles, irei o fazer quando tiver uma oportunidade. A verdade é que há muitos espalhados em todo o mundo, com grandes colecções de sapatos incríveis, sapatos comuns, calçado utilizado em civilizações antigas, designs futuristas e todo o tipo de ferramentas relacionadas com o fabrico de calçado.

No post de hoje, vamos falar de alguns deles. Começando por um no outro lado do mundo:

Marikina Shoe Museum

Com mais de 1.500 pares de sapatos, este museu encontra-se em Manila, Filipinas. Sofreu inundações e outras catástrofes naturais, mas continua a abrigar uma grande parte da colecção de calçado da ex-primeira dama de Manila, Imelda Marcos.

shoes

SONS

A pouco mais de 70 km de Bruxelas encontra-se este peculiar museu, na cidade de Kruishoutem, Bélgica. O mais curioso é que se encontra num espectacular edifício do ano 1973, rodeado por um lindo reservatório de água, enquanto o seu interior é uma sucessão de estantes luminosas em salas de paredes e chão pretos, o que faz com que se sinta num filme de ficção-cientifica… de sapatos.

shoes

Bata Shoe Museum

Trata-se do maior museu de sapatos. Entre as suas paredes contam-se mais de 12.000 sapatos e artigos relacionados com o calçado, de diversas origens. Para visitá-lo, há que viajar até Toronto, Canadá. Devido à grande quantidade de sapatos, as exposições renovam-se de vez em quando, e só um quarto é permanente. Para além de ver artigos com mais de 1000 anos, poderá aprender sobre a história do calçado nas suas exposições.

shoes

Elda Footwear Museum

Um pouquinho mais perto, mais concretamente em Alicante, Espanha, encontramos um museu dirigido ao calçado e à promoção de técnicas tradicionais de fabrico. Foi inaugurado em 1992 e oferece cursos para aqueles que desejam aprender a fazer sapatos.

shoes

El Borceguí

Este museu de sapatos, que conta como a humanidade evoluiu através do calçado, encontra-se na cidade do México, e possui uma colecção de mais de 2.000 peças, com várias origens e de épocas que remontam ao Antigo Egípcio.

shoes

Graças a museus como estes, a história do calçado fica guardada de forma que possamos saber que sapatos foram utilizados pelo ser humano ao longo da sua história. Para além de ser uma pequena representação de cada cultura, os sapatos falam dos recursos, da arte e das necessidades de cada sociedade. Por não falar da moda de cada época e país. Modelos com designs elaboradíssimos, calçado simples, sapatos para trabalhar no campo, para escalar montanhas, para dançar ou até mesmo para andar na lua, todos já foram usados por alguém em algum momento, e as suas aventuras são guardadas nos museus onde agora habitam.

Se visitar algum, lembre-se de nos contar tudo!

Entretanto, visite a EscapeShoes, não é um museu, mas também tem uma fantástica colecção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.