Um sapato de Conto de Fadas

Um sapato de Conto de Fadas

Sabe de que sapato se trata?

De certeza que qualquer mulher gosta de se sentir como uma princesa, mesmo se não costuma usar vestidos ou saias. E uma forma de o fazer, na minha opinião, é escolhendo o par certo de sapatos. Um par de sapatos pode mudar completamente o seu look ou, melhor ainda, a sua vida! Veja só o caso de umas das personagens de ficção mais famosas de sempre, a Cinderela. 

Com mais de 10 versões diferentes por todo o mundo, a história da Cinderela é um clássico, que sem dúvida é principalmente conhecida pelo filme de animação editado por Walt Disney em 1950, baseado no conto de Charles Perrault. Esta não é, porém, a primeira história de Cinderela, e nem será a última.

A história da jovem, criada e maltratada por uma madrasta, mantém-se em todas as versões. No entanto, na versão mais antiga que se conhece, que faz parte de um livro infantil do ano 850, a jovem guarda em segredo num charco uma carpa mágica, que ao ser descoberta pela sua terrível madrasta é cozinhada e servida ao jantar. Algo semelhante ocorre na versão escocesa, mas em vez de um peixe, o elemento mágico é um carneiro. Felizmente, o destino é o mesmo. Em ambas as histórias, a jovem pede um desejo perante os restos dos animais e, por magia, o seu desejo é concedido: ir ao baile com o mais bonito vestido.

cinderela

Nestas versões, igual à do escritor napolitano Giambattista Basile, as meias-irmãs tentam usurpar o lugar de Cinderela, que nestas histórias não se chama assim, chegando até cortar os pés para poder calçar os sapatos, que também não são de cristal, mas sim de pele.

Contudo, a maior produtora cinematográfica da América, Disney, preferiu a versão de Perrault para dar vida a Cinderela, certamente porque é uma versão pensada para o público infantil, luminosa, esperançosa, com um final feliz, e claro, com sapatos de cristal.

cinderela

O sapatinho de cristal criado por aquela despistada e adorável Fada Madrinha é um ícone do cinema e dos contos infantis, e é raro encontrar alguém que não tenha ouvido falar dele. Graças a este sapatinho, que se diferencia do resto das ofertas que a Fada dá à Cinderela, pois não desaparece à meia-noite, o Emissário Real é capaz de encontrar a Cinderela de forma que possa estar junto do seu amor verdadeiro, o Príncipe, para espanto das suas meias-irmãs.

Pela segunda vez, o conto da Cinderela chegou ao grande ecrã, desta vez à mão do realizador Kenneth Branagh, em Março de 2015. Esta versão, com personagens reais, contou com o maravilhoso trabalho da designer Sandy Powell para a elaboração dos vestuários e da criação dos sapatos de cristal. Em colaboração com a famosa empresa Swarovski, Sandy Powell fez uns sapatos de salto, com uma altura de 15 cm, completamente em cristal. O seu acabamento polido tem mais de 200 faces que fazem com que a luz se reflicta conferindo-lhes um aspecto que se assemelha a uma aurora boreal. O resultado do elegante trabalho de 8 pessoas é este:

cinderela

São maravilhosos, mas sejamos realistas. Os sapatos de cristal são apenas para os contos de fada, porque o que nós queremos são uns sapatos que nos permitam dançar com o príncipe toda a noite, e que não se caiam se temos de correr para apanhar o autocarro; sapatos sem hora de caducidade, que chamem as atenções e que nos fiquem maravilhosamente bem com qualquer look… Exactamente como os sapatos que encontrará na EscapeShoes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao continuar a utilizar esta loja online, são utilizados "cookies" com informações sobre o seu perfil de utilizador, para que a sua experiência de compra seja otimizada para si.